This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dezena e Unidade no Primeiro Ano

A partir da contação da história “O pastor e as ovelhas”, fábula do folclore internacional, feita na segunda quinzena do mês de setembro, os alunos do Primeiro Ano A e B aprenderam sobre dezena e unidade. Colheram pedrinhas no pátio, separaram as mesmas em grupinhos de 10 unidades e após, registraram no caderno a troca feita por barrinhas, que representavam as dezenas.  
A ludicidade faz com que o aprendizado aconteça de forma prazerosa.






Outra atividade foi o jogo das mãos e palitos. A cada número que caia no dado, as crianças tinham que acrescentar a mesma quantidade de palitos nos dedos da mão, feita de papel. Sempre que completavam o número dez, um grupo era formado (uma dezena), e os palitos que restavam deveriam continuar a ser colocados na mão. 






 




Relógio: aprendendo sobre as horas

Os alunos do Primeiro ano A e B, através da poesia e música “O relógio”, do autor Vinícius de Moraes, estudaram o assunto hora e meia hora. Na ocasião, também cantaram e confeccionaram um cartaz para representar a música “A dança das caveiras”, interpretada pelo grupo Palavra Cantada. O projeto culminou com a construção de um relógio no final do mês de setembro, onde os alunos puderam explorar o que haviam aprendido em aula.







quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Início da Primavera com plantio e diversão

Na semana do dia 21 de setembro, “O livro dos números, bichos e flores”, de Cleo Busatto, foi a inspiração para as crianças da turma da Educação Infantil – turno da tarde, realizarem o plantio das sementes de girassol,  trabalhando os cuidados com as plantas e seu processo de germinação.

Aproveitando o lindo dia de primavera, eles foram colher amoras e se divertir em um escorregador improvisado no bosque próximo à Escola.




Entrega de Pareceres do Segundo Trimestre

No final da tarde dos dias 22 e 26 de setembro, aconteceu a entrega de pareceres do Segundo Trimestre na EMEF Mundo Encantado. No primeiro dia foram recebidas as famílias dos alunos das turmas do 1º, 2º e 3º ano e após, foi o momento dos pais dos alunos do 4º e 5º ano conversarem com as professoras.




Uma vovó italiana

"A vovó saiu da Itália
Abraçada no vovô
Para viver nas distantes terras
Do Brasil"

Trecho extraído do livro “Uma vovó Italiana”, da autoria de Guilherme Dell Campo e Marília Dell Campo



Finalizando o mês de setembro, os alunos do Quinto ano A ouviram a história citada acima e após, criaram livros. Confira!






Notícias - 26/09/2016 Encantado celebrou o Dia das Etnias

O município de Encantado celebrou o Dia das Etnias na manhã desta segunda-feira, dia 26 de setembro. A programação especial, realizada pelo Departamento Municipal de Cultura, Conselho de Cultura e escolas municipais, ocorreu no hall do Centro Administrativo Municipal, contando com a presença de turmas de diversas escolas, funcionários públicos, pessoas da comunidade e autoridades.
De forma a valorizar os costumes e as tradições das etnias que formam a população encantadense, as seis escolas municipais de Ensino Fundamental de Encantado (Centro Municipal de Educação Encantado, Batista Castoldi, Mundo Encantado, Osvaldo Aranha, Porto Quinze e Tancredo Neves) fizeram apresentações sobre a cultura, uso e costumes das diferentes etnias, expondo um banner, de cada uma delas, com informações, os quais ficarão expostos durante esta semana no hall do Centro Administrativo, na semana que vem irão para as escolas para que todos os estudantes possam conhecer os trabalhos realizados e depois serão patrimônio do Museu Municipal.
Na ocasião, o cerimonial foi conduzido pelo coordenador de Cultura, professor e escritor, Airto Gomes. O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ampère Giordani, autor do projeto de lei que comemora a data, destacou a importância das etnias que compõe o município enaltecendo os primeiros imigrantes que desbravaram o território e depois, com a chegada de outras etnias, construíram o município que existe hoje. A secretária municipal da Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, parabenizou os estudantes, professores e suas direções pelas apresentações e enalteceu a importância da valorização da cultura deixada por cada etnia e pela bagagem de conhecimento adquirida pelos alunos. No final, houve degustação da gastronomia típica de cada etnia apresentada.



Extraído de: http://www.encantado-rs.com.br/site/noticia.php?id=3631

Seguem mais fotos...







terça-feira, 27 de setembro de 2016

Paralimpíadas

Durante as aulas de Educação Física, os alunos da E.M.E.F. Mundo Encantado realizaram diversas atividades simulando modalidades Paralímpicas. Eles chutaram a gol e com o auxílio de um colega, fizeram corrida de velocidade, ambas com os olhos vendados. Outro desafio foi deslocar-se sem colocar os pés no chão.
As atividades proporcionaram o trabalho em equipe, cooperação e a percepção de como as pessoas com deficiência física enxergam o mundo.









sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Vivenciando diferentes estilos musicais

"Quem dança, seus males espanta"
É surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os atuais tambores e xilofone. Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país, bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e diferentes grupos de indivíduos. 
Pensando nesses aspectos, e levando em consideração mais uma ação da Tribo Solidariedade Encantadense, coordenados pela professora Lisiane Delazeri, os alunos, semanalmente após o recreio, têm uma "aula de dança", por 10 minutos, sempre com um estilo musical diferente. Primeiramente, eles ouvem um pouco da história do respectivo estilo e depois, fazem a coreografia de duas músicas.
O projeto perdurará de agosto a dezembro deste ano.
Seguem os estilos que já foram trabalhados :
- Rock and Roll 
- Rock nacional 
- Rock gaúcho  e de Galpão
- Axé
- Polonese
Músicas que retratam as belezas de nosso país 
- Xote carreirinha
- Valsa 







Na Semana da Pátria, além de ouvirem o ritmo da semana, os alunos realizaram a técnica de construção coletiva de painel, onde tiveram que registrar as belezas trazidas na canção, que fazem parte do Brasil.








Mural de Setembro

As Turmas da Educação Infantil do turno da manhã e da tarde montaram seu mural homenageando e reforçando a tradição gaúcha. Através da exposição dos desenhos pintados pelos alunos, destacaram o que faz parte desta cultura, como: o bom chimarrão, churrasco, belas prendas, o cavalo e peões com sua pilcha.


Avaliação Interna – 1º ano

            Nas primeiras semanas do mês de setembro ocorreu a aplicação das avaliações internas em Linguagem e Matemática do 2º trimestre.  As avaliações elaboradas pela coordenação pedagógica em conjunto com as professoras das turmas de 1º ano, tem como objetivo principal o diagnóstico individual dos progressos na aprendizagem dos alunos do 1º ano, servindo como subsídio para o planejamento do trabalho dos professores.



19ª Olimpíada Matemática Da UNIVATES

No dia 16 de setembro, a EMEF Mundo Encantado, representada pelos alunos do 5º ano, esteve participando da 19ª Olimpíada Matemática da Univates. A seleção dos alunos na escola seguiu alguns critérios como desempenho, participação e interesse.

Conheça as duplas participantes:
Adriel Xavier e Ana Paula Luzzi Vogt  5º ano A
Luíse Bouvier e Luiza Dutra Zamboni            5º ano A
Lucas Valer e Luan César Carvalhaes 5º ano B

Laura Costa e Bárbara Capalonga Giacomolli 5º ano B




IX Feira do Livro: Casa 7 – Arte por toda parte

O último dia de programação da IX Feira do Livro da Escola Municipal de Educação Fundamental Mundo Encantado, ocorrido em 12 de setembro, foi marcado por atividades culturais e artísticas na Casa 7 – Espaço de Cultura e Arte. A programação realizada em parceria entre a escola e a entidade buscou proporcionar aos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano uma proposta inovadora.

Os alunos participaram de diversas oficinas que envolveram música, história, dança, capoeira e pintura ministrada pelos professores e integrantes do espaço cultural. “É uma casa mágica!”, disse o aluno Pedro H. Busolli da turma de Educação Infantil, ao entrar na sala onde crianças fantasiadas recebiam os alunos para contar estórias, dentre elas a do Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e o Mágico de Oz. Ao final, dessa oficina, pintura no rosto e mãos eram esperadas com expectativa.

“É o A, é o B... é o A, é o B é o C...” a canção convidava a todos para o jogo da capoeira em outro espaço. Olhares atentos a cada movimento do professor, que no ritmo da música acompanhado pelas palmas, demostrava e convidava os alunos para entrarem na roda. Em outro lugar da casa, o som do violão é que contagiava. De onde vem a música? Recebidos pelo professor Fernando Graciola, que teve como proposta o trabalho através da música, a escuta, a intensidade e o0 ritmo. Assim, a cada atividade a alegria tomava conta.
Em outro espaço o ritmo, a coordenação e a atenção eram trabalhados através da dança enfatizando a importância do corpo em movimento. A cada música, um novo desafio. No pátio, ao ar livre, pinturas em meio a natureza coloriam o ambiente. Ao fundo, um grupo de alunos atentos a encenação que ali se transformava em um teatro. “Era a cultura sendo vivida nas suas mais diversas formas. Sonho e magia, em um dia onde a emoção aflorou e deu asas à imaginação”, comentou a diretora Kaise Radaelli.

































Depois de vivenciarem mágicos momentos na IX Feira o Livro, os alunos do 5º ano A foram convidados a registrar através do desenho, o que foi mais marcante.




Confira trabalhos da turma do Segundo ano...