“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na Escola e continua pela vida afora.” Bamberger
Todos os profissionais da educação reconhecem a importância da literatura infantil e a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, ou seja, na infância. A criança, através da leitura, desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Contudo pesquisas mostram que a maioria das crianças não gosta de ler ou que a faz por obrigação. Muitas vezes percebe-se que apesar de a criança realizar a leitura com frequência, esta encontra dificuldade em realizá-la com fluência e entonação apropriadas.
Então surge a questão: E por que isso acontece? Talvez porque lhe faltam exemplos dos pais ou dos professores. Foi a partir da reflexão de que existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo, que professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado realizam a prática da “Leitura Deleite”, numa perspectiva de desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
Quinzenalmente, os professores realizam a parada para a leitura, quando ocorre a leitura de livros infantis para todos os alunos. Os professores fazem um troca-troca de turmas para que as crianças tenham diferentes experiências, com diferentes leitores. É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. Segundo a coordenadora pedagógica Rosibel Kunz Radaelli “num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão tão prontas, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário