This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 30 de abril de 2013

Leitura Deleite: a retomada da leitura pelo prazer de ler.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na Escola e continua pela vida afora.” Bamberger
Todos os profissionais da educação reconhecem a importância da literatura infantil e a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, ou seja, na infância. A criança, através da leitura, desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Contudo pesquisas mostram que a maioria das crianças não gosta de ler ou que a faz por obrigação. Muitas vezes percebe-se que apesar de a criança realizar a leitura com frequência, esta encontra dificuldade em realizá-la com fluência e entonação apropriadas.
Então surge a questão: E por que isso acontece? Talvez porque lhe faltam exemplos dos pais ou dos professores. Foi a partir da reflexão de que existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo, que professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado realizam a prática da “Leitura Deleite”, numa perspectiva de desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
Quinzenalmente, os professores realizam a parada para a leitura, quando ocorre a leitura de livros infantis para todos os alunos. Os professores fazem um troca-troca de turmas para que as crianças tenham diferentes experiências, com diferentes leitores. É importante contar histórias mesmo para as crianças que já sabem ler, pois aprimoram a sua capacidade de imaginação, já que ouvi-las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar. Segundo a coordenadora pedagógica Rosibel Kunz Radaelli “num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão tão prontas, a criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.”

Caderno de Estudo: o estudar como hábito pelo prazer em aprender.

“A tarefa de casa (TEMA) é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores.”
                Estudos recentes mostram que a melhor maneira de descobrir se o filho está indo bem na Escola é o acompanhando da lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar do filho, o pai consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. Assim, se perceber que as dúvidas estão se acumulando, poderá procurar a ajuda da Escola.
                Sabendo da importância do estudo para o sucesso da aprendizagem das crianças, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado adotou, no ano de 2013, o Caderno de Estudo em algumas turmas. Neste caderno a criança, junto com a família, deverá realizar atividades diversas, que estejam em consonância com os assuntos trabalhados em aula pela professora, especialmente nos dias que não tiver o tema da Escola. Os professores percebem que ao serem proporcionadas aos alunos atividades para serem realizadas em casa – TEMA, possibilitam-lhes também uma revisão do que já foi trabalhado em sala de aula.
                Os resultados já começam a ser percebidos pelas professoras: crianças que dedicam um tempo maior, em casa para a realização de tarefas; pais que se empenham orientando seus filhos na realização de novos trabalhos; maior autonomia na realização de atividades em sala de aula; crescimento quanto à aprendizagem; crianças mais motivadas a trabalhar em sala de aula, porque acompanham melhor seus colegas na realização das atividades.
Pesquisas comprovam que crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Por isso, senhores pais, um alerta: Façam a sua parte! Acompanhem a lição de casa e participem da vida escolar de seu filho.

Sala de aula: diagnosticar é preciso!

Para contribuir com o diagnóstico do professor sobre as dificuldades dos alunos no decorrer da Alfabetização e Esquematização da Leitura e Escrita e também da Linguagem Matemática, a Escola realiza a aplicação da Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil. Esta avaliação, aplicada em dois momentos distintos, primeiro e segundo semestres do ano letivo, nas turmas de Segundo Ano do Ensino Fundamental, é uma ação desenvolvida com o intuito de subsidiar os professores com informações sobre a aprendizagem de seus alunos, para que possam realizar as intervenções pedagógicas e administrativas necessárias para o sucesso da aprendizagem.
A primeira etapa desse diagnóstico ocorreu nas duas últimas semanas do mês de abril. As crianças buscaram responder as questões com atenção e muita seriedade, fazendo as leituras necessárias. As análises realizadas a partir deste diagnóstico, com certeza fornecerão material necessário para que os professores das turmas possam desenvolver seu trabalho de resgate das aprendizagens ainda não consolidadas pelas crianças. Temos a certeza que aqueles que ainda não acompanharam todas as atividades, terão no decorrer do ano letivo o amadurecimento necessário para poderem demonstrar o seu crescimento na segunda etapa que ocorrerá no final do segundo semestre.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Trabalhando História no 1°ano

                Em comemoração à data do Descobrimento do Brasil, em 22 de abril, foram realizadas várias atividades, entre elas o jogo matemático da Caravela e pau-brasil, onde os alunos do 1° ano A e B tiveram que resolver um cálculo para descobrir a quantidade de pau-brasil que a caravela carregava.

Contação de história

                A semana começou com uma história para os alunos dos terceiros anos: “Camilão, o comilão”, da autora Ana Maria Machado. Após conhecerem a história no data show, as turmas desenvolveram atividades de leitura, escrita e ortografia na sala de aula. Além disso, aprenderam com o personagem principal da história, Camilão, que dividia o que tinha com seus amigos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aprendendo a CATIVAR através das Fábulas

               
                Os Quartos anos, que estão trabalhando com as histórias do Pequeno Príncipe, realizaram uma viagem fantástica durante todo o mês de abril. Juntamente com o personagem principal da história e suas aves galaxiais, viajaram pelos planetas aprendendo a CATIVAR.
                Veja os planetas visitados e as aprendizagens vivenciadas.

                1° Planeta da VERDADE – Estudo da fábula: O Pastor e o Lobo;
                2°Planeta da SOLIDARIEDADE – Estudo da fábula: A Formiga e a Pomba;
                3°Planeta da AMIZADE – Estudo da fábula: Os Viajantes e o Urso;
                4°Planeta da HUMILDADE – Estudo da fábula: O Cão e seu reflexo;
                5°Planeta do RESPEITO – Estudo da fábula: A Raposa e a Cegonha;
                6°Planeta do AMOR – Estudo da fábula da Convivência.

                A cada história uma reflexão, que muito nos ensina a conviver.
                A cada história a interpretação e a produção textual, a ortografia e a pontuação.
                A cada história a identificação das características de uma fábula, os personagens, a moral.

                Este estudo resultou em um livro contendo o estudo realizado. Como fechamento os alunos em dupla produziram uma fábula.




Teatro na Casa de Cultura

                No dia 22 de abril, os alunos da turma do Pré B foram acompanhados pela Professora Irene até a Casa de Cultura, onde assistiram a peça “Bruxinha Fantasia”, apresentada por alunas do Ensino Fundamental da Escola Farrapos.
                Para prestigiar a peça, também estavam presentes diversos alunos de outras escolas, que puderam participar deste momento, organizado em homenagem ao dia do livro. Após o término do teatro, as crianças visitaram a Biblioteca e puderam visualizar trabalhos feitos pelas EMEI do nosso Município.

Na tribo eles vivem

                Nas atividades realizadas sobre o índio, a turma do 1° ano A trabalhou através de um cartaz, a música “Na tribo eles vivem”, do Patati Patata. Esta proporcionou estudar a alimentação, morada, Deus, lua e língua indígena e a partir da rima dos textos foram produzidos vários sons com instrumentos confeccionados pelos próprios alunos.

                Confira como ficou a entrada da sala do 1° ano A..... foi transformada na oca dos Curumins Sapequins!!!

Livros do 1°ano

                Com o intuito de incentivar a aproximação dos pais para um melhor aprendizado dos filhos, as professoras do 1° ano solicitaram que cada criança produzisse com a família um livro com materiais recicláveis. As produções encantaram a todos!
 

História no varal

            As turmas do Pré B e Primeiros anos A e B ao trabalharem no projeto sobre o livro infantil, realizaram uma contação de história em sequência no varal, intitulada “O susto da Emília”. Após, foi feita a dramatização da mesma com os alunos. Num último momento foi realizada uma atividade desenvolvendo a atenção e sequência através dos personagens da história.


Emília na Escola Mundo Encantado

                Na quinta - feira dia 18 de abril, no turno da tarde, esteve visitando nossa escola a Emília, personagem do Sítio do Picapau Amarelo. 
                Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Dia do Livro, onde aprenderam que este existe em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido nessa data. A visita proporcionou as crianças um momento especial dando lugar a imaginação e a criatividade.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Reunião Pedagógica

                Na última quarta feira dia 17 de abril, aconteceu a reunião com o quadro de professoras na Escola Mundo Encantado. Variados assuntos foram tratados pela Diretora Kaise e Coordenadora Rosibel, que através da troca de idéia entre as colegas definiram diversos pontos fundamentais para o bom andamento deste momento do ano letivo.

Aulas de Informática

                Um momento muito esperado pelos educandos são as aulas de informática. Os alunos da Educação Infantil ao 3° ano, acompanhados pela Professora Lisiane, fazem semanalmente diversas atividades educativas de acordo com sua faixa etária, voltadas para a aprendizagem.


Semana do Livro

              
                Em comemoração ao Dia do Livro e procurando despertar e incentivar o gosto pela leitura, nossa escola está proporcionando diversas atividades relacionadas a este.
                A contação de histórias feita pelos próprios alunos tem sido um momento especial, onde todas as turmas da manhã param por alguns minutos para ver e ouvir os representantes das turmas fazerem a sua apresentação.
                O Dia do Livro é comemorado em 18 de abril, mas acreditamos que todos os dias os livros devem fazer parte de nossas vidas, pois de acordo com um renomado escritor, Um país se faz com homens e livros.” - Monteiro Lobato

Aprofundando conceitos na matemática

                Um bom jeito de aprender conceitos matemáticos é através de jogos. A partir dessa ideia, as turmas dos terceiros anos realizaram o jogo do repartir, com o objetivo de aprofundar a ideia da divisão. Os materiais usados foram pratos plásticos, cartões numerados, o material dourado e uma tabela para as anotações de cada jogador. A integração entre os grupos foi importante para que cada um pudesse aprender com seu colega. 


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Números e Índios

                Com o intuito de dramatizar uma música indígena, as crianças dos 1os anos usaram a criatividade utilizando um banco para representar o barco dos indiozinhos e crachás com números. Na oportunidade, foi trabalhado a seqüência numérica e a quantidade que cada um representa, ordem crescente e decrescente.

                No decorrer da semana, também foi construído com as crianças ocas para representar a morada dos índios. A mesma também foi utilizada num jogo matemático.

Música no 1° ano A

                Através da música indígena “Uni Cuni Ti”, foram confeccionados instrumentos musicais com materiais diversificados. Com isso, pudemos explorar sons, ritmos, atenção e coordenação motora dos alunos.

O gosto pelas historinhas

                Momentos e locais agradáveis são oportunizados aos alunos para acrescentar ao já visível prazer do contato com os livros, uma aprendizagem ainda mais significativa.
                A turma do Pré B utilizou o quiosque do Parque, lugar que eles gostam de ir, para a contação de história e contato com os livros.

Circuito na Educação Física

                No dia 11/04 na aula de Educação Física os Terceiros anos fizeram um trabalho com o objetivo de desenvolver a agilidade, velocidade e equilíbrio. Monitorados pela professora Mônica participaram de um circuito, apresentando muito interesse e desenvoltura nos exercícios.

Estudando o Ciclo da Água na Natureza

                “Eba! Vai começar o ciclo da água!” Essa é a fala de Clarinha, personagem principal da história “Clarinha e o Ciclo da Água”.
                A partir do vídeo, os alunos do 5° ano A desenvolveram várias atividades relacionadas ao assunto, como:
·         Conhecer a música “Plim, plim, plim” de Beto Hermann;


·         Criar uma história em quadrinhos a partir da música;


·         Em seguida, os alunos ilustraram como se dá o Ciclo da Água, através de um texto;


·         Para finalizar nossos estudos, eles tiveram que se imaginar sendo uma gotinha de água passando pelo ciclo que a água faz na natureza.

O Duduzito

Eu sou o comandante da nuvem 007. Eu comando milhões e milhões de gotas. A nuvem que é  a  rainha das gotas me avisou:
- Duduzito, não aguento mais segurar, vocês podem descer!
- Entendido, Rainha!
E então eu avisei a todos que pudessem descer. Me despedi da rainha e fui.
- Quando chegarem lá, cada um toma seu rumo, ok? - falei a todas as gotas.
- Pra você também, comandante Duduzito.
Depois de horas e horas caindo, eu caí em cima de um telhado de uma casa. Então, escorri para a calha, que cai em um buraco, que me levou até a piscina.
Todos da minha nuvem estavam lá.
Até que um dia, todos os amigos de Lucas ( dono da piscina) estavam dentro da piscina fazendo festa.
Era um dia de sol, até que um amigo de Lucas fez xixi dentro da piscina.
Todos nós ficamos sujos, com lodo e os amigos de Lucas entravam na água com os pés sujos e então nós nos sujamos de barro.
Depois de uma semana lá na piscina, a mãe de Lucas jogou fora a água. Então fomos para os lençois sobterrâneos, fomos para um lugar chamado de rio, que fomos despejados nas represas onde ajudamos a fazer energia elétrica.
Depois de alguns dias o rio nos leva para o mar. Lá no mar, o sol bate e somos evaporados para formar as nuvens. E começar o ciclo da água novamente.

Autor: Luís Eduardo Zamboni.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Trabalhando receita na prática

                Nesta semana, as turmas dos terceiros anos estudaram em sala de aula uma receita. Foi a receita de um Bolinho de Caneca. Após ler e interpretar esse gênero textual, os alunos puderam experimentar o bolinho, que foi feito pela aluna Luísa Vitoria Bao e pela Professora Eduarda Moreira no refeitório da escola. Os bolinhos ficaram um sucesso!
Para aqueles que gostam de se aventurar na culinária, aqui está a receita que foi trabalhada:


Bolinho de Caneca

Ingredientes

4 colheres de farinha de trigo
4 colheres de açúcar
3 colheres de leite
3 colheres rasas de óleo
2 colheres de nescau
1 ovo 
1 colherinha de fermento

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes na caneca mexendo bem. Leve ao micro-ondas por três minutos na potência máxima.

 

O aniversário do seu Alfabeto

                Inspirados no livro “O aniversário do seu Alfabeto” de Amir Piedade, as turmas do 2° ano A e B desenvolveram diversas atividades sobre o alfabeto. Com muita diversão, a aprendizagem se tornou ainda mais significativa com a festa organizada para o seu Alfabeto, que contou com balão, presentes e muita comida boa. O que diferenciou esta festa de outras foi que cada aluno teve que trazer um presente simbólico que iniciasse com a primeira letra do seu nome. Desta forma o ALFABETO se tornou “mais íntimo dos alunos”.

                A Sacola do seu Alfabeto é o novo desafio lançado às crianças. Através desta, iniciou-se uma nova etapa da alfabetização dos alunos do 2° ano, brincando e aprendendo em integração com as famílias.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Por que a Educação Física é importante para seu filho?

                “Por meio dessa disciplina e sob a orientação de profissionais de Educação Física, as crianças e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer...”
Texto retirado do encarte: Guia da educação em família – Educação Física

                Confira na foto a seguir alguns momentos da aula de Educação física da turma do Pré A, onde através das caixas os alunos foram estimulados a trabalhar em equipe e a desenvolverem a criatividade.

Final do V Soletrando Encantado: Nossa História, Nossa Gente!

                Soletrar é a brincadeira do momento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado. A seriedade e a maturidade, com a qual os alunos encaram a atividade, surpreendem os adultos, sejam pais ou professores que estão acompanhando o processo. São olhinhos fixos na professora que lê a contextualização da palavra, e no colega que está soletrando. A maioria das crianças já faz uma análise das letras usadas para a soletração e partilham com os que estão ao redor, as dúvidas e as certezas perante a palavra.
                A ansiedade pela realização, tanto das semifinais quanto da grande final do concurso de soletração, foi enorme. Parecia até que o dia demorava ainda mais a chegar. Mas foi na quarta-feira, dia 03 de abril, que a Escola parou para ouvir, letra a letra, formarem as palavras referentes a Encantado, município homenageado.
                Foram necessárias dezenove (19) rodadas na grande final para conhecermos o campeão, Gustavo Andrés Lorenzi Mendez, dez (10) anos, aluno do Quinto Ano. O aluno, emocionado pela sua conquista, valorizou o colega do Quarto Ano,  Mairos Ferrari Castellani, oito (08) anos, que ficou em segundo lugar, dizendo: “ele estava muito concentrado e pelas palavras que acertou, mostrava que tinha estudado muito”.
                A diretora Kaise Radaelli, ao parabenizar as crianças pelo empenho durante a participação no Soletrando Encantado, reforçou que “somente o estudo no horário escolar não é suficiente para o sucesso. É fundamental a dedicação, a leitura e o estudo extraclasse, com a parceria da família no acompanhamento diário do trabalho do aluno”.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Páscoa

“Cantarei, celebrarei
A minha passagem das trevas
para a Luz
Cantarei, celebrarei
A verdadeira Páscoa é Jesus!”

Turma do Printy

                Embalados pelas músicas “Páscoa para mim” da Turma do Printy e “P-A-S-C-O-A” da Cristina Mell, os alunos da Escola Mundo Encantado celebraram a Páscoa voltados para o verdadeiro sentido que esta tem, crucificação e ressurreição de Cristo.  Cada turma organizou sua apresentação voltando-se para uma palavra que acreditava ser o sentido desta data especial. Confira na foto do mural quais foram as palavras apontadas pelos alunos.

                O momento esperado da chegada do coelho foi logo após, quando os alunos tiraram fotos e receberam de presente alguns doces e uma squeeze com o logo da escola impresso, presente adquirido através da venda das rifas de Páscoa.
RIFA DE PÁSCOA
                Todos os anos nossa Escola faz uma Rifa de Páscoa cujo valor arrecadado é totalmente revertido no presente que as crianças recebem nesta data especial. O sorteio da cesta foi realizado no dia 27 de março na presença de todos os alunos do turno da tarde.  O número ganhador foi 1474 do aluno Rafael Turatti do 4° ano A, que recebeu a cesta na manhã seguinte.

 


PROMOÇÃO FORÇA DO VALE
                Outro acontecimento que marcou a Páscoa na Escola Mundo Encantado foi a Promoção realizada pelo Jornal Força do Vale em parceria com a empresa Divine, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de desenhar o que a Páscoa representa para eles. Entre centenas de crianças que participaram enviando seu trabalho, o aluno Lucas Bagatini teve seu desenho escolhido e premiado com uma cesta de chocolates Divine.

                Parabéns a todos os participantes e organizadores que se empenharam para a realização desta promoção.