Dentre tantas atividades legais que se sobressaíram na semana do folclore, as produções textuais merecem destaque.
Assim, os alunos do 5º ano A, a partir de uma figura, tiveram que imaginar uma história, sempre buscando acrescentar em suas produções, conhecimentos adquiridos em sala de aula. Confira o trabalho de nossa colega Érika Daltoé.
UM MOMENTO DIFERENTE NA VIDA DE CHICO BENTO
Era uma vez em um sítio, Chico Bento e Saci e os demais personagens do folclore se esquentando em uma fogueira e Chico Bento disse:
- Nossa, vocês são assustadores!
- E nós somos do folclore!- disseram Saci, o Lobisomem e a Mula-Sem-Cabeça.
- E o que é o folclore? - perguntou Chico Bento.
A Mula-Sem-Cabeça respondeu:
- O folclore é a tradição e usos populares constituídos pelos costumes e tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanatos, jogos e brincadeiras infantis.
- Agora entendo o que é folclore! E vocês me contam uma lenda do folclore?
- Sim. - eles disseram.
O Lobisomem disse:
- Eu vou contar a história do Cavalo Encantado: " Naquela floresta, dois indiozinhos viviam felizes, caçando e pescando. Com o tempo, se transformaram em valentes guerreiros. Certa noite, uma tribo vizinha estava em festa. Uma linda índia os cativou e os dois apaixonados passaram a cobri-la de galanteios e presentes. Até que um dia, ela decidiu namorar um deles. O outro, vendo-se desprezado, pegou um cavalo para conquistar sua amada, mas o cavalo ficou louco e levou o índio embora."
- É, é muito legal o folclore! - suspirou o Chico Bento.
E naquela noite, seguiram se esquentando na fogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário