This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Exposição na Prefeitura: Volpi

ARTE NA ESCOLA
       Sabemos da importância do trabalho do Ensino de Artes na Escola, como forma de conhecimento, de criação e humanização.
            Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado foram desafiados, após conhecer algumas obras de arte do artista Alfredo Volpi, a criarem coletivamente suas próprias produções.  Este autor foi escolhido por ter criado na década de 50 a série “Bandeiras e Mastros”, obras que utilizaram bandeirinhas, mastros e cenários de festas juninas. Para as releituras utilizou-se de dobradura, tinta têmpera, diferentes papéis, tecidos, giz de cera, lápis de cor, fitas, palitos e muita criatividade.
            Confira a exposição dos trabalhos no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Encantado...


 
CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DE ALFREDO VOLPI
             Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. Veio para o Brasil, no ano seguinte, com os pais, que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.
            Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos de idade, ele pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.
            Em 1953, ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro, na 2ª Bienal de São Paulo. A partir daí, tornou-se um pintor famoso.
            Volpi criou sua própria linguagem na pintura e evoluiu naturalmente das representações de cenas da natureza para produções mais intelectuais, concebidas em seu estúdio.
            Daí em diante suas obras seriam dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada.
            É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho "Bandeiras e Mastros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário