This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A lenda da Erva Mate...

“Amargo doce que sorvo num beijo em lábios de prata. Tens o perfume da mata molhada pelo sereno. E a cuia, seio moreno que passa de mão em mão, traduz o meu chimarrão, em sua simplicidade, a velha hospitalidade da gente do meu rincão.”

Glaucus Saraiva


O 4° Ano A explorou a história “Lenda da Erva-Mate”, planta símbolo do Rio Grande do Sul, através de teatro, que foi apresentado na Semana Farroupilha. A lenda de origem indígena conta a história de uma tribo de índios guaranis que tiveram que deixar a terra onde estavam para procurar terras mais férteis para plantar. O cacique, que já possuía certa idade não conseguiu acompanhar a tribo. Yari filha do Cacique deixou seu amor partir com a tribo para ficar cuidando do pai, num gesto de amor e gratidão. Tupã Deus indígena recompensou Yari pela sua atitude e enviou um presente através de um mensageiro, era o Caá uma planta de folhas verdes e cheirosas. O mensageiro ensinou ao Cacique e Yari como preparar a infusão. O Cacique bebeu e ganhou força e vigor para seguir a longa viagem ao encontro da tribo. Quando chegaram foram recebidos com grande alegria e Yari reencontra seu grande amor. O costume de beber o Caá foi adotado por toda a tribo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário