This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

VI Encontro da Família Mundo Encantado

VI Encontro da Família Mundo Encantado

Mais um ano de grandes alegrias e muitas realizações para a Família Mundo Encantado. O mês de novembro do corrente ano marcou momentos de (re)encontros, com a abertura da “Cápsula do Tempo”, que ocorreu no entardecer da última sexta-feira (25), durante o VI Encontro da Família Mundo Encantado. Durante este momento de forte emoção, as famílias puderam resgatar suas cartas e então partilharem seus sonhos e novas expectativas.
A cápsula foi organizada no ano de 2011, durante o I Encontro da Família Mundo Encantado. O objetivo da atividade era que cada aluno registrasse em uma carta, seus sonhos e desejos para serem guardados por cinco anos. A caixa que guardou as cartas foi construída no pátio da Escola, sendo lacrada e somente aberta neste dia.  Além das famílias que compõem a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado de 2016, para este dia tão especial, todos os alunos egressos do ano da concretização da cápsula do Tempo, 2011, foram convidados a se fazerem presente no evento, a fim de resgatarem a carta depositada, tendo a oportunidade de tê-la mais uma vez em suas mãos.









 Durante o encontro, a turma de Educação Infantil da manhã, realizou uma apresentação. Coordenados pela Professora Estagiária Sandra, os alunos, com carinho e emoção, cantaram a música A minha Família, de Reges Danese.




O dia de confraternização também foi escolhido para o Lançamento Oficial do Hino da Escola, mais um sonho da comunidade escolar que se concretiza. O processo de escolha do importante símbolo da Escola, iniciou-se durante as comemorações dos 101 anos de Encantado, em 31 de março, com o lançamento do concurso “Um Hino para Mundo Encantado”. Foram trinta e seis poemas inscritos, analisados por uma comissão julgadora composta por diferentes segmentos. O grupo de jurados buscou selecionar o poema que melhor agregasse o conjunto de critérios estabelecidos: linguagem simples e objetiva, musicalidade (tratada pelos músicos como métrica da música), identidade da Escola e tradução em poesia da essência deste educandário. O processo culminou com a escolha do trabalho de número vinte e nove, escrito pela professora Juliana Canton Henriques, que atualmente trabalha com uma das turmas da Escola. Foi agregado ao poema a melodia, com parceria realizada entre o músico Fernando Graciola e as professoras Juliana (autora da letra), Priscila R. J. Manica e Kaise Radaelli.
A gravação do Hino conseguiu reunir, além de músicos já renomados, alunos atuais e egressos deste estabelecimento de ensino e professores da Escola que cultivam a arte da música além da sua profissão. O arranjo foi apresentado pelos alunos presentes no evento, num coro harmonioso e muito emocionante. As crianças conseguiram transmitir de maneira natural, a essência desta Escola, traduzida numa letra cheia de significados.
As famílias que vieram participar do evento aproveitaram para tomar um delicioso chimarrão na companhia de muitos amigos, brincar, descontrair e confraternizar, além claro de muito se emocionar ao fazerem parte de mais uma etapa da história da EMEF Mundo Encantado.



















Ficha Técnica
Música: Meu motivo de alegria (Hino da EMEF Mundo Encantado)


Composição:

Letra: Juliana Canton Henriques
Melodia: Fernando Graciola, Priscila Manica, Juliana Canton Henriques e Kaise Radaelli

Músicos:

Fernando Graciola: arranjos, direção musical e violão nylon
Gabriel Opitz: guitarra
Gustavo Ghisleni: bateria e flauta transversa
Tiago Ferrari Daiello: baixo fretless
Vicente Breyer: teclado

Intérpretes:

Priscila Manica – funcionária Secretaria
Júlia Fachini – professora Projeto Oficina Literária
Josiane Schena – professora Projeto Música
Thaís Eduarda Costa – aluna egressa 2005 a 2010
Fábio Júnior Tiecher – aluno egresso década de 80 (1987)
Gustavo André Mattje – aluno egresso 1995 a 1997
Lucas Künzel – aluno 2º Ano A 2016
Dafne Teles Teixeira – aluna 2º Ano B 2016
Leonardo Dias Caumo – aluno 3º Ano A 2016
Bárbara Antonia Strapazzon – aluna 3º Ano B 2016
Vitória Elissa Buffon Vígolo – aluna 3º Ano B 2016
Vinícius Viegas Moretto – aluno 5º Ano A 2016
Heloísa Vieceli Nunes Corrêa – aluna 5º Ano B 2016


Produção: PRO Records (Encantado/RS), por Gustavo Ghisleni (captação, mixagem e masterização) e Eddie Turatti (captação). Gravado entre os dias 16 e 25 de Novembro de 2016.




Letra do Hino

Meu motivo de alegria
(Hino da EMEF Mundo Encantado)



Aqui é meu lugar
Aqui vou aprender
Escola Mundo Encantado
Lugar de construção do saber

Somos uma família 
Construindo a educação
Pai, aluno, funcionário,
Professor e direção

Mundo Encantado
Conviver, aprender e construir
Mundo Encantado 
Você se encaixa aqui!

Cada dia na escola
É motivo de alegria
Fazer parte desta família 
Era tudo o que eu queria.


(Juliana Canton Henriques)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Notícias - 23/11/2016 Mais uma edição do Sábado Sonoro ocorre dia 3 de dezembro

         
          
          A segunda edição do Sábado Sonoro traz para Encantado, no dia 3 de dezembro, o quarteto de violoncelistas Quatricelli. O grupo exclusivamente feminino é formado pelas musicistas Bianca Prado, Carla Pacheco, Milene Aliverti e Mônica Lima. A programação inicia às 20h e será realizada no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal. A entrada é gratuita.

      O projeto Sábado Sonoro consiste na realização de uma série de apresentações musicais didáticas, cujo foco é a diversidade musical, privilegiando manifestações artístico-musicais relevantes para a cultura brasileira e sul americana, mas que são pouco difundidas. A realização é da ProRecords Produções e conta com o financiamento do Governo do Estado, através do Pró-Cultura RS - FAC (Fundo de Apoio Á Cultura), e apoio da Administração Municipal de Encantado.

“Neste evento em Encantado, o grupo se propõe a trazer um programa bem variado, desde peças escritas especialmente para esta formação, até músicas mais atuais e conhecidas do grande público, como tango e música brasileira. Além da parte musical, iremos compartilhar informações sobre o instrumento e o repertório escolhido, oportunizando uma interação com o público e a formação de público qualificado”, destaca a violoncelista Monica Lima.

            Além desta apresentação, outras quatro edições do Sábado Sonoro serão realizadas em 2017, a partir de 1º de abril.

Saiba mais sobre o Quatricelli

A formação de um quarteto de violoncelos exclusivamente feminino se deu através da necessidade sentida por quatro amigas de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. Em comum todas tem a paixão pelo violoncelo e a atuação na pedagogia deste maravilhoso instrumento. O Quatricelli teve sua estreia no XIV Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, no ano de 2012, obtendo do público uma aceitação imediata e o amplo reconhecimento de um trabalho sério, apesar de leve e envolvente. Desde então tem ampliado seu repertório com composições de todos os períodos da história da música, dando especial atenção aos compositores violoncelistas muitas vezes desconhecidos do grande público, sem esquecer da riquíssima música latino americana, oportunizando desta forma uma experiência musical inédita e inesquecível a quem assiste.


Foto: Divulgação

Extraído de : http://www.encantado-rs.com.br/site/noticia.php?id=3710


Buscando a paz e a harmonia entre todos

       Na aula de Ensino Religioso, na segunda quinzena de novembro, a turma do 5° ano A conheceu a música “Reza Lenda” da banda D’naipes.
     Após leitura, reflexão e canto, a turma foi desafiada a criar regras para podermos tornar nosso planeta mais justo, mais agradável de vivermos.

Reza Lenda
D’naipes
  
Reza a lenda que as crianças andavam pelas ruas
E dormiam com historinhas de ninar
Reza a lenda que houveram adolescentes de armadura
E foram contra a ditadura militar

Reza a lenda que as pessoas decoravam faroeste
E era chato quem não sabia cantar
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente esta carente de amor
Reza a lenda que os livros eram a internet
Que as cartas eram nosso celular

Reza a lenda que os homens já sofriam de pensar
Em tirar uma garota pra dançar
Reza a lenda que as pessoas se encontravam mais
E cultivavam o amor
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente esta carente de amor

Todo dia é dia pra lembrar que temos tanto a fazer
Seja a diferença tudo pode estar com você, eu sei
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente está carente de amor

Todo dia é dia pra lembrar que temos tanto a fazer
Seja a diferença tudo pode estar com você, eu sei
Reza a lenda que ouvi de um sonhador
Que o presente está carente de amor




            Segue abaixo o trabalho dos alunos Igor e Paulo:

Crie 10 regras para tornar nosso planeta mais justo, mais agradável de vivermos.
1- Que os celulares sejam bloqueados na hora de almoçar e jantar.
2- Proibição de drogas, cigarros, bebidas alcoólicas, entre outras porcarias para sempre.
3- Conviver mais com as pessoas e menos com as máquinas.
4- Nos colocarmos no lugar dos outros para ver a situação que passam.
5- Se você vir uma injustiça, denuncie.
6- Tente conviver com as pessoas, tendo paciência.
7- Preservar o meio ambiente e cuidar dos animais.
8- Não humilhar, desprezar os outros, entre outras chatices.
9- Não cometer crimes, violência, etc.
10- Amar todos como se fossem seus irmãos.
Paulo Correa da Silva Filho



Com mais paciência temos mais vontade. Com mais vontade, temos menos armas. Com menos armas, temos menos preguiçosos. Com menos preguiçosos, temos menos ladrões. Com menos ladrões, temos menos corrupção. Com menos corrupção temos mais juízo. Com mais juízo temos mais amor. Com mais amor temos mais voluntários. Com mais voluntários, temos mais dignidade.
Igor Anael Cabral da Silva

Mural de Novembro

No Mural do mês de Novembro, lembramos que cada um é diferente e único, assim como os lápis de uma caixa de lápis de cor.

Quando estamos juntos, a imagem fica completa! Aprendemos juntos, nos completando nas nossas diferenças.



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O Natal está chegando...

O pinheiro e o presépio já se fazem presentes para a celebração da chegada do Salvador, que a mais de dois mil anos tem renascido no coração de todos que O convidam com amor, fé, esperança e gratidão.


Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2016

ANA
A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.
* Acesse o documento básico

 
Objetivos:
i)                     Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
ii)                   Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
iii)                  Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
 
Características:
 
A avaliação utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada anualmente.
 

Aplicação
 
A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação.
...
*INEP – Instituto Nacional de Educação e Pesquisa

A EMEF Mundo Encantado recebeu com alegria as aplicadoras do INEP nas tardes dos dias 21 e 22 de novembro.
Agradecemos a todas as famílias, alunos e demais pessoas envolvidas, pelo comprometimento, seriedade e empenho nesta importante avaliação que é mais um indicador da qualidade do ensino.

Oficina Literária: Projeto Sítio do Pica-pau Amarelo

Durante os meses de outubro e novembro, depois de conhecerem a vida e algumas obras de Monteiro Lobato, os alunos dos Terceiros anos participaram de diversas atividades em que puderam adentrar no mundo da fantasia junto com os personagens criados pelo escritor.

Confira alguns momentos vividos por eles...



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

VI Encontro da Família Mundo Encantado


Os alunos egressos que tem sua carta na cápsula, receberam um convite especial neste mês de novembro...


O convite estendeu-se a toda comunidade escolar, sendo levado para as famílias pelos alunos da Escola.




A presença de todos trará ainda mais significado para esse momento.

Dia do Diretor...

A EMEF Mundo Encantado comemorou em grande estilo o Dia do Diretor, celebrado em 12 de novembro no ano de 2016.
Como a data foi no sábado, as homenagens foram feitas posteriormente pelos alunos, que não pouparam demonstrações de carinho e afeto à pessoa da Diretora Kaise.

Momentos como esse, além de servir para reconhecer o trabalho desempenhado, também são fundamentais para dizer o quanto se ama quem se dedica a fazer o melhor pela “Família Escolar”.




Nutrição: alimentação saudável para bem viver

No dia 04 de novembro, os educandos dos Quartos e Quintos anos participaram de uma conversa com a Nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura, Ana Paula Görgen. Neste momento, ela trouxe esclarecimentos sobre a Avaliação Nutricional, realizada no início do ano letivo e repetida durante o terceiro trimestre. Os alunos puderam tirar dúvidas sobre hábitos alimentares do dia a dia.



A árvore dos Segundos anos deu frutos!!!

A árvore dos Segundos anos, que em agosto abrigou as casinhas de João de Barro, em setembro deu flores, agora, em novembro, acaba por nos dar lindos e gostosos frutos.

Mas ela é mágica.... no que será que ela irá se transformar no início de dezembro?????



Releitura de obras de arte de artistas gaúchos

No estudo sobre a cultura de nosso estado, um dos assuntos é as "Artes plásticas", com os pintores Aldo Locatelli, Iberê Camargo e o escultor Vasco Prado.

Após conhecer um pouco sobre a vida desses artistas, suas principais obras e curiosidades sobre os mesmos, os alunos do 5º ano A foram desafiados a fazer uma releitura dessas obras, em meados de novembro. Confira os trabalhos:






Cultura gaúcha em destaque

A Cultura Gaúcha inspira e transforma-se em aprendizado nas aulas do Quinto Ano B. Artistas plásticos como Iberê Camargo, Vasco Prado e o italiano que adotou o Rio Grande do Sul, Aldo Locatelli, foram conhecidos pelos alunos durante os estudos da disciplina de História. Biografias marcantes que trouxeram maior prazer para as aulas com releituras de algumas das obras conhecidas pelos alunos. A cultura gaúcha transpondo a leitura e ganhando formas através da arte. A seguir alguns trabalhos realizados pelos alunos.



A paixão de Iberê Camargo por ciclistas e carretéis inspirou Eduarda e Laura a saírem do papel e criarem belas obras.





 “Sou um andante.
Carrego comigo o fardo de meu passado.
Minha bagagem são meus sonhos.
Como meus ciclistas,
Cruzo desertos e busco horizontes
Que recuam e se apagam nas brumas da incerteza.
Iberê Camargo


Propagandas: análise e criação

Após o estudo sobre a importância da propaganda na vida das pessoas, sendo ela um dos motivos que impulsiona a compra de determinados produtos, no início do mês de novembro, a turma do 5º ano A fez o estudo sobre o assunto em sala de aula. Perceberam que, dependendo da faixa etária, o “layout” vai mudar.
Assim, foram desafiados a inventar um novo produto, e com ele criar uma propaganda escrita, para posteriormente apresentar aos colegas. O trabalho rendeu frutos tão saborosos, que a turma do 4º ano B se interessou em conhecer os "produtos criados". 

Como diz o velho ditado "A propaganda é a alma do negócio!"