This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meio Ambiente – Ações Constantes...Reciclagem de Papel

Na sexta-feira, dia 03 de junho, os alunos da turma do Quinto Ano foram convidados a assistirem a palestra “Responsabilidade Ambiental”, realizada pela Bióloga Tanise Casagrande, no Auditório Brasil, no Centro Administrativo Municipal de Encantado. O tema abordado foi o lixo e sua produção indiscriminada, que procurou provocar reflexões, através das muitas informações transmitidas. Ao retornar para a escola, diante destas informações tão importantes, os alunos propuseram ampliá-las com novas pesquisas e apresentá-las aos alunos dos Quartos Anos A e B.




Dando continuidade, o grupo de alunos do Quinto Ano, que vem separando em sala de aula os restos de papel usados, dos demais resíduos da sala de aula, organizaram uma oficina de reciclagem de papel artesanal, para os demais alunos, mostrando todas as etapas deste processo.

 


Primeira Etapa: separação do papel.


Segunda etapa: rasgar o papel para em seguida coloca-lo de molho.


Terceira Etapa: colocação do papel de molho, para que suas fibras amoleçam.


Quarta Etapa: o papel foi batido no liquidificador para transformar-se em polpa.



Quinta Etapa: nesta etapa colorimos o papel com retalhos de papel crepom que também vinham sendo guardados no decorrer do ano.


Sexta Etapa: com o auxílio de uma peneira retangular, ocorre a fabricação de uma nova folha. A peneira é mergulhada na polpa e em seguida retirada. Com o auxílio de uma esponja, é retirado o excesso de água, após depositá-la em papel absorvente. Neste processo foi utilizado o jornal, também como forma de reaproveitá-lo.



Sétima Etapa: as folhas fabricadas devem ficar em ambiente ventilado para secar, uma vez que se colocadas ao sol, ondulam, não possibilitando uma boa qualidade desta.
Foi uma manhã empolgante. A ansiedade é grande para vermos nosso papel seco e pronto para ser usado em trabalhos manuais em sala de aula. Todos os alunos já comentam em levar sua folha para casa para mostrá-la aos pais e ensinar o processo, que além de ser belíssimo, contribui com o Meio Ambiente.











Nenhum comentário:

Postar um comentário