This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 15 de maio de 2012

A CARTA

          No ano de 2008, os alunos do turno da manhã, grupo das Terceiras séries A e B e Quartas séries A e B (Ensino Fundamental de oito anos), dentro do Programa União faz a Vida, realizaram a atividade “Aviso aos Navegantes”, que desafiava os alunos a escreverem uma carta a um grupo desconhecido, imaginando que eles viveriam e passariam pelas mesmas trajetórias pelas quais as crianças dessa Escola passaram no decorrer das atividades realizados naquele ano. A carta teria de constar fatos marcantes vivenciados pelas crianças.


          Cada turma escreveu coletivamente uma carta que foi colocada em uma garrafa e, jogada no rio Taquari, ao retornarem de uma viagem de estudos a Porto Alegre, em novembro daquele ano.




          Para surpresa e encantamento de todos, em dezembro de 2011, a atual diretora da Escola, Kaise Radaelli recebeu uma ligação telefônica da cidade de General Câmara. A pessoa que estava do outro lado da linha chamava-se Adriana e anunciava que seu irmão Roberto Ferrão havia encontrado uma garrafa nas margens do rio Taquari, contendo uma carta que solicitava que quem a tivesse encontrado entrasse em contato com esta Escola. Na conversa a senhora revelou que a carta encontrada era assinada pelos alunos da Terceira série B, regida pela professora Mara. Atualmente os alunos estão na sétima série (Ensino Fundamental de oito anos) de cinco escolas diferentes do município de Encantado e Roca Sales.




          A emoção tomou conta do grupo que prontamente aceitaram o convite de irem à cidade de General Câmara para buscarmos a garrafa e relermos a carta, tão importante para todos naquela época. Os alunos voltaram a se encontrar para juntos conversarmos sobre o que faríamos quando encontrássemos Roberto Ferrão e sua irmã Adriana.

          E assim aconteceu...

         Na tarde do dia 26 de maio, às doze horas e trinta minutos, encontraram-se no pátio da Escola Municipal de Ensino fundamental Mundo Encantado os alunos e professora que faziam parte da Terceira série B do ano de 2008, e viajaram por duas horas, com destino a General Câmara.




          Com a carta em mãos, a professora Mara fez a leitura desta, que segue:



Querido amigo (a)


          Hoje no dia 11 de novembro de 2008 a 3a B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado está localizada no Parque João Batista Marchese na cidade de Encantado no estado do RS. Nossa cidade é rodeada de montanhas banhada pelo rio Taquari e conhecida como cidade do “Ouro Branco” pelo fato de produzir enorme quantidade de banha vinda da carne suína.

          Muitos acontecimentos de nossa cidade como: Suinofest, Canto da Lagoa e outros. Somos um povo hospitaleiro unido e trabalhador, nós da 3a B estamos trabalhando trajetórias cooperativas e um dos trabalhos era escrever essa carta. Temos aula de Edução física, Aula de Italiano e de Informática.

          No dia 14 de novembro de 2008 iremos para excursão e assim colocaremos a carta no rio Guaíba (POA)

          Estamos ansiosos em receber notícias do paradeiro da garrafa que contém a carta. Gostaríamos que você entrasse em contato conosco, nos comunicando do recebimento da mesma.

          Desejamos a você sorte, sucesso e saúde.

Abraços,

atenciosamente:

Júlia, Augusto, Tainara, Anna, Laura, Gabriela, André Augusto, Julia, Vinícius, Francini, Katrine, Natalia, Prof. Mara

e-mail da escola: escolamundo_encantado@yahoo.com.br

Página 3a A e B no site: google.com/site/omundoencantadodaterceirasérie

Telefone 0 XX 51 3751 1179 (transcrição da carta escrita pelos alunos da 3a B, em 11 de novembro de 2008).






          Roberto Ferrão nos levou para conhecermos as margens do rio Taquari, onde pescava com um irmão, numa tarde de verão, após um período de grande cheia, quando viu uma garrafa que o chamou a atenção.




          E quem pensa que essa história teve aqui seu fim, enganou-se. Uma nova carta foi escrita pelo mesmo grupo de crianças (agora adolescentes), a então professora e mais dois novos integrantes, Roberto e Adriana.




          A nova garrafa fora lançada no mesmo rio Taquari, mas agora, na cidade onde a primeira foi encontrada. Mais uma vez a expectativa toma conta de um grupo de pessoas, com a promessa de que um reencontro irá acontecer quando alguém fizer contato dizendo que a carta fora encontrada...





          E retornando à Escola, as boas novas foram contadas a todos. Teve aluno que se inspirou nos relatos para montar um relatório...




Nenhum comentário:

Postar um comentário