Embalados pela frase da canção destacada no mural, desenvolvemos e nos envolvemos na caminhada da aprendizagem, pois aprender por aprender não tem sentido, mas quando agregamos valores encontramos significado.
Durante a Semana Farroupilha fomos agraciados pelo grupo de Dança OIGALÊ, da EEEF Menino Trabalhador que na ocasião fizeram a entrega dos cupons do Programa Solidariedade, o qual os alunos doaram as notas fiscais.
As turmas dos quartos e quintos anos da Escola participam, desde o dia 12 de setembro, da Gincana Farroupilha 2011.
Os alunos foram divididos em 4 equipes que, em cada tarefa, mostram a cooperação e o pensamento de grupo, além de aprender um pouco mais sobre a cultura gaúcha.
Todos gostam de história e de música, por isso a Educação Infantil e os Primeiros Anos deram ênfase ao livro de Léia Cassol “Marieta em coração de Namorado” momento que se envolveram pela história e música.
Como nossa escola localiza-se no Parque e aqui está o Monumento do Gaúcho, as turmas foram também visitar este ponto turístico, pois nossos antepassados fazem parte de nossa história.
PRÉ 2
Durante a Semana Farroupilha, algumas atividades relacionadas à cultura gaúcha foram realizadas. Uma delas foi à leitura da história. “A lenda do quero-quero,” que foi contada e questionada. Em seguida, cada um expressou através da tinta e do pincel, a parte da história que mais chamou a atenção.
Quem cultiva as tradições gaúchas, sabe que um bom chimarrão não pode faltar. Motivados pelas festividades da Semana Farroupilha os alunos trouxeram para a escola o chimarrão e assim realizamos a mateada, acompanhada de música, dança e muita alegria.
E para encerrar as atividades relacionadas à Semana Farroupilha, os alunos foram visitar o CTG Giuseppe Garibaldi, onde foram recebidos por prendas e peões que através da música, dança, poesia e diálogo enriqueceram o trabalho já desenvolvido na escola sobre a nossa cultura e tradições.
Muito lindo o trabalho de vocês. Adorei o trabalho sobre a música É o meu Rio Grande do Sul. Vou adaptá-la com meus alunos no Labin.
ResponderExcluir