É isso aí, Bruxa Onilda veio a Encantado para mais uma de suas viagens com aventuras para lá de divertidas. Esta foi a proposta de produção textual do 4ª Ano. Após a leitura da coleção da Bruxa Onilda e suas viagens para vários lugares do mundo, pensamos: E se ela viesse para cá? O que iria visitar? Quem vai encontrar? Que travessuras vai aprontar? Assim, histórias muito divertidas e criativas foram surgindo, confira alguns trechos das histórias criadas além do fantoche da Bruxa criado no trabalho de artes.
Bruxa Onilda estava treinando para um concurso de música em Encantado. Fazia três meses que ela estava treinando e finalmente chegou o grande dia. Ela tinha feito sua própria guitarra mágica e microfone mágico. Chegou a Encantado de carona num jato da força área brasileira...( Lucas – 4º Ano)
Ela foi ao Parque João Batista Marchese onde a bruxa e sua coruja Olhona deram um passeio no bosque e escreveram seus nomes em uma árvore. Avistaram o 4º Ano e lá foram elas. Elas não queriam ir embora pois acharam a turma muito talentosa. Quando viram o pé de amora pediram permissão para a diretora Kaise para comê-las. Ficaram muito felizes pois fazia um tempão que não comiam amoras. ( Daiana – 4º Ano)
A Bruxa Onilda foi chamada para um concurso de mágicas em Encantado. Ao chegar na cidade a vassoura começou a falhar e ela e sua coruja cairam na prefeitura municipal. Os guardas começaram a procurar pelo prédio, mas... (Bruno 4º Ano)
Chegando a Encantado resolveu visitar os pontos turistícos. Primeiro foi até a estátua de Antônio de Conto e conversou com ela umas três horas e só depois descobriu que era uma estátua e não falava. Saiu e foi até a estátua do Padre Anchieta mas a visita não durou muito, pois ela se assustou porque só viu a cabeça dele. Com rapidez voou para a Igreja Matriz mas ficou pendurada no ponteiro do relógio e...( Germano – 4º Ano)
A Bruxa Onilda veio tirar férias em Encantado e ficou hospedada no hotel Di Marco...No outro dia saiu com sua vassoura voando sobre Encantado quando ficou pendurada na torre da Igreja Matriz, coitada...Os bombeiros foram chamados e depois de muito trabalho ela conseguiu descer. ( Luis – 4º Ano)
E a Bruxa Onilda foi na Bertozzi para comprar um vestido dourado para ir na Suinofest. Na festa ela comeu muito e depois foi para o hotel. No outro dia foi ao caminhódromo andar de bicicleta. Voltou para o hotel para tomar um banho e ir no Bocato comer um lanche. Mas Bruxa Onilda pegou sua vasssoura e caiu dentro do mercado Cosuel bem encima da vaca de mentira e levou um baita susto. Gabriel – 4º Ano)
A Bruxa dançou no CTG Anita, visitou a Lagoa da Garibaldi e o Santo Sudário. Quis estudar no 4º ano, mas não parava de falar e chegava sempre atrasada. Ela gostava muito de coco, e aqui em Encantado não possuímos cocos, então ela foi para a Bahia pois lá tem muito coco. (Paola M. – 4º Ano)