This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Experimentando as modalidades das Olimpíadas Rio 2016

            Na semana que antecede a chegada da Tocha Olímpica no município de Encantado, que acontecerá na manhã do dia 05 de julho, os alunos da EMEF Mundo Encantado já estão entrando no clima das olimpíadas. Nos vídeos abaixo, as crianças participaram de atividades de estafetas com a Tocha Olímpica. Na foto, eles estão em posição para corrida. Durante as aulas de Educação Física os alunos irão experimentar várias modalidades olímpicas. Fiquem ligados! Em breve serão postadas mais fotos e vídeos.






Estudando o Meio Ambiente na prática

            Durante os estudos sobre o Meio Ambiente, a turma do Primeiro ano A fez uma série de experiências e atividades que proporcionaram aprendizagem através da prática.


Germinação






Produção do arco-íris




Mudança de estado da água





segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Arraiá Mundo Encantado está chegando, sô!!!!

Você não vai ficar de fora desta festança...

Traga sua família e venha se alegrar conosco!




quinta-feira, 23 de junho de 2016

Encerradas as inscrições do Concurso da escolha do Hino da EMEF Mundo Encantado

            No dia 15 de junho encerraram-se as inscrições do Concurso para a escolha do Hino da EMEF Mundo Encantado. Foram recebidas 36 inscrições, de alunos, ex-alunos, professores, funcionários da Escola, escritores e pessoas da comunidade, o que reforça a certeza de que o certame atingiu seus objetivos contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos e comunidade escolar, estimulando o talento e a criação artística, o senso cívico e a auto-estima dos participantes.
            A Equipe Diretiva agradece a participação e envolvimento de todos.

           Ficamos honrados em tê-los como parceiros nesse momento ímpar de escolha do hino da Escola. 



        Comprometimento
        Organização
    homeNagem
        Cultura
   constrUção
      veRdade
        Sentimento
     envOlvimento


         Homenagem
      músIca
       uNião

        pOesia




 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Produção textual na Oficina de Aprendizagem

            No início do mês de junho, durante a Oficina de Aprendizagem, a Professora Júlia Fachini deu aos alunos um texto informativo sobre o leão. Após trabalharem o mesmo, os alunos foram convidados a escolher outro animal para procurar na internet. Depois de selecionarem a águia, pesquisaram sobre suas características e através das informações encontradas produziram um texto. O mesmo virou um cartaz que foi exposto na porta da biblioteca.



Trabalhando medos e dores

            Na aula de Ensino Religioso, durante a segunda quinzena de junho, os alunos do Quinto ano A, trabalharam através da música “O sol”, do Jota Quest, seus maiores medos e dores.
           Depois de uma longa reflexão, os mesmos registraram em um cartaz quais são esses temores que sentem ou já sentiram. Por fim, produziram um poema coletivo dos seus sentimentos.

Quando falamos em dores,
O que mais nos machuca,
É saber que poderemos perder,
Nossos tesouros, amores.

Nosso maior medo,
É de perder nossos pais,
Ter medo da solidão,
E ficar com aquele eterno aperto no coração.

Pra superar medos e dores,
Devemos erguer a cabeça,
Contar com nossos amigos,
E com Deus nossa eterna esperança.


Autores: Alunos do 5º ano A




sexta-feira, 17 de junho de 2016

Distribuição do Jornal EMEF Antenada – 1ª Edição

         A primeira quinzena do mês de junho ficou marcada na EMEF Mundo Encantado, pela distribuição da 1ª edição do Jornal EMEF ANTENADA.
         O trabalho realizado pelas turmas de 3º ano sob orientação da Professora da Oficina Literária Júlia Fachini, contou com a colaboração da turma do 5º ano B.

            O Jornal EMEF ANTENADA é uma conquista para a Escola e traz na sua 1ª edição notícias dos últimos acontecimentos importantes vivenciados no educandário.













Entrega de pareceres do Primeiro Trimestre

            No dia 13 de junho, segunda-feira, as famílias dos alunos dos 4os e 5os anos tiveram a oportunidade de conversar individualmente com as professoras, durante a entrega dos pareceres do 1º trimestre, momento oportunizado também para as famílias dos alunos das turmas 1os, 2os e 3os anos, na quinta-feira seguinte (16).

         Esse momento é de fundamental importância para partilhar a caminhada de cada criança, uma vez que novas estratégias poderão ser usadas pela Escola e família em prol do sucesso da aprendizagem significativa.






Ditado Divertido

            O objetivo da atividade proposta na Oficina de Aprendizagem, ocorrida na última quarta-feira dia 08 de junho, era montar palavras ditadas pelas Professoras, usando um recurso diferente: “cartas de letras”. Para a realização da atividade, as crianças trabalharam em grupo, onde cada uma precisava contar com a outra para poder construir as palavras, uma vez que cada criança recebeu um grupo de letras diferentes.
            Como resultado o sorriso no rosto pelas novas conquistas!
         



Mural de Junho - 2

Com bandeiras e balões confeccionados pelos alunos dos Segundos Anos A e B, o segundo mural do Mês de Junho anuncia a chegada da Festa Junina, momento tão esperado pelos alunos.

Já estão acontecendo os preparativos para a festança boa da EMEF Mundo Encantado! 


Mural de Junho

O mural de abertura do mês de Junho, feito pelos Segundos Anos da EMEF Mundo Encantado, veio reforçar o convite da tão esperada e tradicional festa encantadense, a Suinofest.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Atividade reuniu mais de 500 crianças e diversos mascotes

            Pelo quarto ano consecutivo, durante a Suinofest é realizada a Suinokids, um evento que envolve todas as escolas de Encantado e diversos segmentos da sociedade, buscando por meio de várias atividades, brincadeiras e diversão conscientizar os estudantes sobre a importância de hábitos saudáveis, cuidado com o meio ambiente e atitudes cidadãs. Neste ano, o tema escolhido foi “Água”, o qual foi trabalhado ao longo do ano em todas as escolas culminando na Suinokids.
           A programação foi realizada no Espaço Cultural, do Parque João Batista Marchese, na sexta-feira (10), reunindo mais de 500 crianças dos 4º e 5º anos das redes municipais, estaduais e privadas de Encantado. Com a presença de diversos mascotes dentre eles o Buti da Suinofest, o Pila do Grupo de Educação Fiscal, que também interagiu com os alunos falando da importância da educação fiscal, a Diva da Divine Chocolates, o Dariko da Tabacaria Encantado, o Zé Foca do Jornal o Informativo do Vale, além dos mascotes da empresa Sabory, Fruki, Balas Florestal e da FestLeite, bem como a presença de personagens de desenhos animados, os estudantes interagiram aprendendo sobre a importância da água para a vida. Na oportunidade, também houve a apresentação de uma peça teatral encenada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves “Água é Vida”, onde a professora Joseane Schena cantou e tocou para o alunos músicas que envolvem o tema. A programação teve diversos parceiros, dentre eles a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) e a Corsan.
Atividades ao longo do ano
            Houve muita preparação e estudos por parte dos professores e estudantes que através de ações diversas envolveram o tema “água”, durante o ano culminando na Suinokids. Uma das últimas atividades realizadas foi o pedágio, com distribuição de água e de adesivos sobre o consumo da água, promovido pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista Castoldi nos dias 8 e 9 de junho. O pedágio foi realizado no Centro de Encantado, bem como na comunidade de Palmas, onde a escola está inserida. Outro exemplo de atividade realizada ao longo de 2016 foi a peça teatral “Entrando pelo Cano” apresentada para alunos dos 4º e 5º anos abordando o tema água. Algumas escolas tiveram oportunidade de visitar indústrias para acompanhar o destino da água que é usada para a produção de bebidas, alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água no município; houve palestra com profissionais da Emater/RS-Ascar para alunos dos 8º e 9º anos abordando o tema, dentre outras ações realizadas em cada escola conforme a faixa etária dos estudantes.


            Seguem fotos da participação da EMEF Mundo Encantado nos diferentes momentos.






TRIBOS - AÇÃO 1: Resgatando a cultura da produção do Sabão Caseiro - Estratégia 3

 Sonho <----> Simplicidade <----> Cooperação <---->Crescimento

           Quinta-feira, nove de junho, os alunos das turmas de Quarto e Quinto anos reuniram-se para mais um momento de trabalho da tribo “Solidariedade Encantadense”. O grupo recebeu a professora Sueli Casarotto, que trouxe sua experiência como professora de Ciências da Natureza, que acompanhou o trabalho de fundação da Cooperativa do Sabão, na escola Centro Municipal de Educação Encantado – CMEE, Encantado/RS.
            Na oportunidade, a professora Sueli compartilhou com os alunos de nossa escola, como foram os primeiros passos da cooperativa, o desejo de trabalhar em prol do meio ambiente através de uma atividade cooperativa. A professora expôs ao grupo como aconteceu todo o processo, desde a doação de materiais pela comunidade escolar para o início dos trabalhos, até o sucesso obtido, com a associação dos alunos daquele educandário, que trabalham na produção e venda do produto sabão em barra, com responsabilidade, organização e amizade, tendo o resultado totalmente revertido para o bem-estar dos alunos.
            As crianças da EMEF Mundo Encantado, emocionadas com o carinho que transparecia na fala da professora Sueli, pelo trabalho realizado, agradecem a sua generosidade em partilhar com o grupo o seu conhecimento e experiência.




Microjardins: observando o Ciclo da Água na Natureza

            O Ciclo da Água na Natureza foi estudado pelo Quinto Ano B com literatura infantil, produção textual e jardinagem. Os alunos ouviram a contação de “Uma História Apaixonada”, da autoria de Léia Cassol, quando conheceram Dom Cravo que esperava saudosamente a visita da sua apaixonada Gota D’água, que aproveitava o Ciclo da Água para lhe visitar. Dando sequência foram construídos microjardins, para que a formação da chuva pudesse ser acompanhada, através da condensação do vapor de água presente na atmosfera. Fazendo o fechamento do estudo, foram criadas histórias que tivessem como tema central o estudo deste importante ciclo. A tarefa culminou com a montagem de livros ilustrados. Muito trabalho e satisfação com os resultados obtidos.



terça-feira, 14 de junho de 2016

Cartas... um resgate dos meios de comunicação. Escola => Divine Chocolates Finos

           Após trabalho realizado na disciplina de Ensino Religioso, sobre a importância de valorizarmos as pessoas que estão em nosso meio, os alunos do 5° ano A foram desafiados a escreverem uma carta para uma pessoa/entidade/empresa que tenha uma significativa importância em suas vidas.
          O aluno Adriel Xavier, na ocasião, escreveu uma carta à empresa Divine Chocolates Finos, significativa para o aluno, uma vez que é o local de trabalho de sua mãe.
         Qual não foi a surpresa, passados quase dois meses, quando a empresa retornou a carta, abrindo as portas para a escola, e enviando uma degustação de um de seus novos produtos.

           Confira as fotos da carta e da felicidade de Adriel.





A prenda que nos orgulha

No primeiro final de semana do mês de junho, a aluna do 2° ano A, Maria Eduarda Slaifer, foi concorrer, representando a Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, na categoria declamação Pré-Mirim, no Centro de Tradições Gaúchas Tropilha Farrapa.
            Maria Eduarda, na ocasião, venceu o concurso, se tornando a primeira prenda pré-mirim do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi a receber um prêmio desses.
            Com a poesia “Tombos” de Maria Pampim, nossa prenda trouxe o troféu até a escola, onde também declamou a poesia para os colegas.
Parabéns Maria Eduarda!

Que venham muitos outros prêmios.



Tombos

Maria Pampim


Fui trotear no meu cavalo
Sentadinha no selim
Resvalei de cima dele
Ai! Pobrezinha de mim.
Quando me vi no chão
Senti uma tremedeira
Me sujei toda de barro
Não gostei da brincadeira!
Levantei-me atordoada
Sacudindo meu vestido
Foi aí que compreendi
Por que é que eu tinha caído
O cavalo que eu sentara
No selim que desprendeu
Era um cavalo estranho
Parecido com o meu.
Lindo potro redomão
Me causaste mais um tombo
Mais uma mágoa na vida
Mais um esfolar no lombo.
Nem por isso desanimo
Se resvalo de um selim
Pois são tombos que o destino
Tem reservado pra mim!

Trabalhando sobre o Meio Ambiente com atividades práticas

            Em virtude do tema “Meio Ambiente”, a turma da Educação Infantil do turno da manhã, orientada pela Estagiária Daniela e Professora Evandra, confeccionou uma árvore utilizando a técnica da tinta relevo. As crianças modelaram a copa da árvore e assim fizeram a capa dos seus trabalhos do mês de Junho.









            Outra atividade desenvolvida nesta turma foi a plantação de duas sementes de feijão dentro de uma casquinha de ovo. A experiência possibilitará aos alunos observar a germinação, vendo a semente se transformando em plantinha, de onde virão novas sementes.