This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 31 de maio de 2016

Palestra sobre Sustentabilidade

           “Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
            Baseado neste conceito, no dia 19 de maio a EMEF Mundo Encantado recebeu a visita do Senhor Ampère Giordani que palestrou aos alunos dos Quartos e Quintos anos.
             Suas palavras vieram retomar assuntos que já vem sendo trabalhados com os alunos devido a sua grande importância, sendo eles: ar, água, lixo e solo.
            Em sua fala trouxe dicas de como podemos economizar a água no dia a dia de forma simples, observando e adquirindo novos hábitos. Tratou da questão da poluição do ar, causada principalmente pelas indústrias, problema que pode ser combatido com a colocação de filtros nas chaminés e o plantio de árvores. Ao observar as lixeiras da Escola, elogiou a coleta seletiva do lixo e ressaltou que essa é uma forma de cuidarmos do nosso planeta. Quanto ao solo, destacou que a utilização de agrotóxicos nas lavouras têm poluído também as águas dos rios, pois o mesmo é levado de forma natural.

           Na oportunidade, o palestrante, ao ter conhecimento de algumas das ações realizadas pela Escola, como o plantio de árvores no Parque João Batista Marchese e a produção do sabão ecológico, parabenizou a todos.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Primeiro ano A aprende a valorizar a natureza na prática

            No intuito de valorizar e preservar as belezas da natureza, no final do mês de maio, a turma do Primeiro ano A mobilizou-se para enfeitar um dos canteiros localizados na frente da Escola. Para isso, foram à floricultura, acompanhados pela Professora Kika, escolher e comprar as flores.

           

  O tão esperado momento chegou... o plantio das mudas!


                 Outra ação desta turma, no período de estudo do Meio Ambiente, foi a construção do “Jardim Vertical”, onde foram plantadas mudas de alface, utilizando como canteiros, garrafas pet suspensas na grade que cerca a Escola.





Agora é só acompanhar o crescimento e depois, colher para degustar.


Teatro discute importância do saneamento básico

Notícias - 24/05/2016

Teatro "Entrando pelo cano"

            A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Encantado promoveu para cerca de 1500 alunos do 1º ao 5º ano, de todas as redes de ensino, três sessões da peça teatral “Entrando pelo cano”, apresentada pelo grupo Luz & Cena. A promoção em parceria com o Sesc foi realizada na Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal nesta segunda-feira (23) e teve por objetivo debater a importância do cuidado com a água de uma forma lúdica. O espetáculo é um divertido musical que conta a história de um ratinho que se lança em uma aventura secreta pelos esgotos da cidade. Para que sua missão seja bem sucedida, ele terá que convencer outros ratos que através do saneamento básico, a saúde e a vida de todos vai melhorar.
            Conforme a secretária municipal da Educação e Cultura substituta, Lisânia Sandri, o teatro buscou discutir e refletir com as crianças o significado e a importância do saneamento básico, bem como as doenças associadas à falta de saneamento e ainda os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti. “O tema abordado no teatro leva em consideração também o tema água, o qual vem sendo trabalhado nas escolas para a Suinokids, que ocorre durante a Suinofest”, comenta.

DIA DO DESAFIO Encantado enfrenta cidade cubana de La Palma

Notícias - 24/05/2016


            É nesta quarta-feira, dia 24 de maio, o Dia do Desafio. Encantado mais uma vez participa da atividade que acontece em diversas cidades em todo o mundo, onde a proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Neste ano, Encantado enfrenta a cidade La Palma, de Cuba. O Dia do Desafio é promovido, no Rio Grande do Sul, pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC.
           Para contabilizar o número de participantes é de suma importância que amanhã, dia 25 de maio, as pessoas, as empresas, entidades, escolas, poder público e comunidades façam o registro das suas atividades, informando-as a Prefeitura Municipal sobre o número de participantes em cada local e os registros, através do e-mail:juventudeencantado@gmail.com ou pelo fone 3751.0100, ramal 169, até às 16h.
Extraído de: http://www.encantado-rs.com.br/site/noticia.php?id=3437

           Os alunos da EMEF Mundo Encantado também reservaram 15 minutos do seu dia para participar deste importante desafio.




Tribo "Solidariedade Encantadense": compartilhando ideias

Na segunda-feira, dia 16 de maio, os alunos dos Quartos e Quintos Anos apresentaram as estratégias já realizadas da Ação 1: resgate da cultura da produção do sabão caseiro. Em seguida, a responsável pelas Tribos no município de Encantado, Elisabete Frigeri Bertella, trouxe suas contribuições, reforçando a importância do planejamento para o sucesso das ações do grupo, bem como incentivando os tribeiros a trazerem novas ideias para o desenvolvimento de novas ações. 






Foi o segundo contato de Elisabete, com os integrantes da tribo, neste ano letivo, momento em que doou o livro “10 anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras”, da autoria de Daniela Haetinger e Maria Elena Pereira Johannpeter, que poderá contribuir com o grupo, uma vez que traz relatos de trabalhos que já foram desenvolvidos.

Mural de Maio - 2

Alunos dos Terceiros Anos A e B foram desafiados a produzir obras de arte usando como base círculos coloridos.

Como resultado, criaram um painel coletivo que foi exposto no quadro mural da Escola.


terça-feira, 24 de maio de 2016

Ações solidárias

            No dia 16 de maio a turma da Educação Infantil, turno da tarde, iniciou  a semana com a estagiária Ketilin Sofia Hünning, que trabalhou a história da Galinha Ruiva. Com a contação foi possível pensar sobre a importância de ajudar o próximo e não apenas esperar ser ajudado.
           Aproveitando a reflexão, as crianças foram lembradas das ações que a Escola promove, tais como: o recolhimento de jornal para a AEDA – Associação Encantadense de Defesa dos Animais, arrecadação de fraldas, leite e achocolatado em pó para o Lar Encantado e coleta de lacres, sendo que as duas últimas ações ocorrem em parceria com o grupo de pais de alunos da EMEF Mundo Encantado que participam do Cursilho, na Igreja Católica e com a EMEI Imigrante, respectivamente.
             No final da tarde, a turma acompanhada pelas professoras, fez a entrega dos lacres na EMEI, momento em que as crianças dos dois educandários puderam interagir em benefício desta ação voluntária.




sexta-feira, 20 de maio de 2016

Troca-troca na Hora do Conto

       No dia 03 de maio realizou-se um troca-troca de professoras para a Hora do Conto, com a história “João e o Pé de Feijão” para as turmas do turno da manhã. A atividade faz com que as crianças tenham contato com as demais professoras do turno, em diferentes situações pedagógicas. As turmas exploraram a história de diferentes maneiras em sala de aula.
           A atividade da Hora do Conto faz parte do Projeto “Compartilhando Sonhos”, que vem sendo desenvolvido com os alunos desde o início do ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado.





quinta-feira, 19 de maio de 2016

Avaliação nutricional na Escola

                     No dia 18 de maio, a professora de Educação Física, Mônica Cima, iniciou a coleta de dados antropométricos (peso e medida), dos alunos de Educação Infantil ao Terceiro ano, para encaminhar às nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC de Encantado, que irão calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e fazer o levantamento do estado nutricional de todos os alunos da rede municipal de ensino.

                  A professora Joseane Signori Rodrigues da Silva, responsável pela disciplina de Educação Física das turmas de Quartos e Quintos anos, no turno da manhã desenvolveu o mesmo trabalho.





Solidariedade nos pequenos gestos

               Na manhã do dia 16 de maio a EMEF Mundo Encantado recebeu a visita da Herculina Tiecher que veio divulgar a ação que o grupo de Cursilhistas está desenvolvendo no bairro Lambari, arrecadando as maiores necessidades do Lar Encantado, que são: leite, achocolatado em pó e fraldas.
              Na Escola pode contar com a ajuda de alguns alunos, cujos pais também fazem parte do grupo que está organizando esta ação beneficente.  

            As doações podem ser entregues esta semana na Escola, e serão posteriormente repassadas aos voluntários que farão a entrega.


Avaliação Interna dos 1os anos

            Finalizando o primeiro trimestre letivo, na segunda quinzena de maio, aconteceu a primeira Avaliação Interna nas turmas dos 1os anos A e B. Utilizada como diagnóstico, esta é feita e aplicada pela Coordenação da EMEF Mundo Encantado três vezes por ano, ao findar cada trimestre letivo. Os cadernos de atividades contêm questões da área da Matemática e Leitura e ajudam o professor a perceber as evoluções e necessidades de seus alunos. Os pais ficam a par dos resultados das avaliações de seus filhos, durante a entrega dos pareceres.





quarta-feira, 11 de maio de 2016

Criar um hino para a escola? Que boa oportunidade de aprender mais sobre música...

             Durante os meses de abril e maio, nas aulas de musicalização com a professora Josiane Schena, os alunos de todas as turmas da EMEF Mundo Encantado, realizaram uma atividade de composição musical.
            As crianças ficaram sabendo um pouco mais da história deste educandário, ouviram hinos de outras escolas e receberam dicas de como compor. Depois foram desafiadas a criarem uma letra para o hino da Escola, juntamente com a professora do Projeto de Música. Todas as ideias e palavras mais lindas que os alunos conheciam foram expostas durante a atividade. Em seguida, o desafio foi organizar as ideias na forma de um poema.
             Num outro momento, as crianças revisaram, fizeram ajustes e apresentaram para os colegas de outras turmas, valorizando as produções. A ideia é usar estas letras para compor o portfólio da Escola e inspirar as produções das famílias, para a letra do hino da instituição









Um presente feito com amor

            A turma do Primeiro ano B enfeitou o coração do cartão de Dia das Mães com muito glitter e amor, sabendo que iria presentear uma pessoa especial!



Aprendendo sobre os Dias da Semana com música

             Com o objetivo de aprender sobre o assunto “Dias da semana”, os alunos dos Primeiros anos A e B ouviram a música e assistiram ao vídeo “O Caramujo e a Saúva”, do grupo Palavra Cantada. Em seguida fizeram uma cartinha para seu colega se comunicando através de um belo desenho.






Divulgação do Concurso da Letra do Hino da Escola: Jornal O Informativo do Vale

            No início da segunda semana do mês de maio a EMEF Mundo Encantado recebeu a visita do Jornal O Informativo do Vale, na pessoa de Livia Oselame. Na oportunidade a direção conversou sobre o fazer pedagógico da Escola e em especial, sobre o Concurso para escolha da letra do hino da Escola. A conversa culminou em uma notícia que foi publicada no referido jornal, no dia 11/05/2016. Confira:




TRIBOS - AÇÃO 1: Resgatando a cultura da produção do Sabão Caseiro - Estratégia 2

ESTRATÉGIA 2: Produção do sabão caseiro na Escola

            No último encontro da Tribo Solidariedade Encantadense na Escola, os integrantes ficaram com o compromisso de armazenar óleo de cozinha e/ou banha usados em casa, para posteriormente trazê-los para Escola, no intuito de poderem produzir o sabão caseiro. Uma semana foi o tempo suficiente para a produção de uma receita. A turma do 5º ano A foi quem planejou a ação e após tudo organizado, com a ajuda da funcionária Cleci Maria Zanon Moretto, puderam observar a produção. Confira alguns momentos:






Mural de Maio

            O mural do mês de maio, produzido pelas turmas dos Terceiros anos A e B, homenageou àquelas que com amor cuidam de nossas vidas...


Iniciaram os preparativos para a vinda do revezamento da tocha olímpica.

            A convite da Administração Municipal de Encantado uma reunião sobre o Revezamento da Tocha Olímpica, que passará por Encantado no dia 5 de julho, foi realizada na tarde desta terça-feira (3), no Centro Administrativo. Participaram direções das escolas da rede municipal, estadual e particular e também municípios vizinhos, que puderam se fazer presentes, Roca Sales e Muçum.
            O objetivo da reunião foi fortalecer o convite para a participação de toda a comunidade regional e local e organizar junto as escolas e municípios vizinhos a chegada da chama olímpica no município, congregando a população em uma grande celebração do esporte, da paz, da união entre os povos e da amizade. O vice-prefeito José Calvi deu as boas-vindas enaltecendo a importância da integração dos municípios neste momento. “Queremos que os municípios se integrem junto conosco neste momento único do esporte”, salientou. O coordenador municipal do Revezamento da Tocha Olímpica e secretário municipal do Desenvolvimento e da Agricultura, Roberto Pretto, enfatizou que Encantado receberá a Tocha Olímpica exatamente um mês antes do início das Olimpíadas. “Temos que valorizar este momento, pois dos mais de cinco mil municípios brasileiros Encantado está dentre os 300 que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica e dentre os 497 municípios gaúchos somos uma das 28 cidades escolhidas”, acrescentou.
            Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal da Juventude, Desporto e Turismo, Caroline Possamai; a secretária municipal substituta da Educação e Cultura, Lisânia Sandri; e a coordenadora pedagógica, Lisiane Chanan Chisrt. A equipe da Prefeitura apresentou como o município está se organizando para receber o Revezamento de forma a fazer com que toda a comunidade se integre e prepare conjuntamente este momento. Outra reunião será realizada, nos próximos dias, com entidades, associações, grupos, órgãos e demais agremiações do município para organizar este momento em conjunto com toda a comunidade. Outros municípios, como Relvado já confirmaram presença no evento, assim como Muçum e Roca Sales.



Geometria e Arte

            O 5º ano B, durante a confecção do cartão para as mães, uniu conceitos geométricos à arte, para criar um mosaico de triângulos. O trabalho também exigiu o domínio da régua para o traçado dos triângulos.