This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 28 de julho de 2015

Um olhar Encantado...


E você... Já registrou seu olhar encantado?
Você não pode ficar fora dessa!!!


            Lembramos que todas as fotos irão compor a Exposição Fotográfica “Um Olhar Encantado”, que acontecerá durante a VIII Feira do Livro da EMEF Mundo Encantado.

Recomeço em clima de integração

            Recomeçamos as aulas com todo o gás! Após o recesso do mês de julho, os alunos foram recebidos com muita alegria e animação. É hora de retomar os trabalhos e, através de dinâmicas de integração, as turmas puderam vivenciar momentos de reflexão sobre esse período de reinício. Juntos, aprendemos e acrescentamos novas experiências.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

Avaliação Nutricional é realizada nas escolas

Avaliação nutricional nas escolas
            Durante o primeiro semestre de 2015 foi realizada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura a avaliação nutricional dos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Encantado. O trabalho faz parte do Projeto Colorindo Nosso Prato, que é desenvolvido no município desde 2014. Dentro do projeto, além das avaliações nutricionais, são desenvolvidas formações para professores e merendeiras e atividades de Educação Alimentar com os alunos visando à formação de hábitos alimentares saudáveis. Foram avaliados 752 alunos, sendo que, o estudo revelou que 64,90% estavam eutróficos, resultado que indica a situação de normalidade. Em contraponto, 34,30% dos alunos apresentavam excesso de peso, sendo que, 18,10% apresentavam sobrepeso, 13,80% obesidade e 2,40% obesidade grave. Apenas 0,80% dos alunos foram classificados com o peso abaixo do ideal. Em comparação com a avaliação realizada em 2014, os resultados deste ano mostram uma redução 8,60% no percentual de crianças com excesso de peso. Para as nutricionistas responsáveis pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no âmbito das escolas municipais de Encantado, esses resultados reforçam a importância do estímulo de hábitos alimentares saudáveis tanto no ambiente escolar como em casa. 



            O resultado da Avaliação Nutricional dos 202 alunos avaliados, estudantes da EMEF Mundo Encantado segue abaixo:


Fotos 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Reunião Pedagógica de Julho

            Alunos em recesso, mas professores reunidos nos dia 20 e 21 para avaliar o primeiro semestre e planejar juntos as próximas atividades  .
        O primeiro dia, 20 de julho, teve um espaço de agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso da festa. Outros assuntos como a Feira do Livro, Dia dos Pais e Desfile do Centenário fizeram parte da pauta do dia. Por fim, a Diretora Kaise destacou através de um vídeo, a importância do trabalho em equipe.


            O segundo dia foi dedicado ao estudo do PPP – Plano Político Pedagógico, texto sobre Alfabetização e Letramento que permitiram um olhar mais profundo sobre o fazer pedagógico de cada professor no seu dia a dia. Foram apresentados os resultados das avaliações externas e internas ao grupo, diagnóstico importante para a tomada de decisões de projetos que virão a acontecer na escola.


Encerramento do 1º semestre com pipocada

            A EMEF Mundo Encantado finalizou o 1º semestre de 2015 com muita alegria. As professoras, direção e funcionárias prepararam, no dia 17, um momento especial onde os alunos viram suas apresentações e fotos da festa junina, se deliciando com a pipoca feita pela Tia Cleci.


Arraiá Mundo Encantado

            O final de semana do dia 11 de julho foi de festa para a EMEF Mundo Encantado. A ornamentação do local começou cedo...




            O arraiá teve início por volta das 14horas e 30minutos com muita animação. O público começou a chegar e os “cliques” iniciaram sem parar...




            A tarde contou com brincadeiras, desfile, comilanças e apresentações diversas que fizeram muita gente sorrir.
            Os brinquedos e a pesca foram uma alegria para a criançada.


            Todos que colaboraram com a rifa dos candidatos a Rei e Rainha concorreram a brindes, que foram sorteados e entregues durante a tarde. Veja quem foram os ganhadores ou seus representantes:

1º Prêmio - 13610 – Rangel Lorenzi

2º Prêmio - 13606 – Ada Devitte


3º Prêmio - 13734 – Arthur Ceconi Vian


4º Prêmio - 05685 – 


5º Prêmio - 07297 – José Rusin


6º Prêmio - 05616 – Alexandre Fraporti


7º Prêmio - 14951 – Janice Echer


8º Prêmio - 04545 – Neri Draguetti


E o resultado ficou assim:


            O desfile dos candidatos a Rei e Rainha da festa tiveram inicio após a contagem final dos votos. No palco só tinha caipira esbanjando alegria!!!


Mais fotos dos candidatos...


Pose para a foto coletiva...


            E o Rei e Rainha deste ano foram... Erich Davi Salini Pedersini do Primeiro ano A e Julia Echer De Conto do Quarto ano A.


            Sempre inovando, as apresentações animaram o público que aplaudiu alegremente.
            Confira alguns momentos das turmas...
          Pré da tarde e Primeiros anos apresentando a música São João na Terra de Mastruz com Leite.




            Após foi a vez dos Segundos e Terceiros anos animarem a festa. Encerraram prestando sua homenagem a Nico Fagundes.




            A Quadrilha dos Quartos e Quintos anos contou com a participação do Pré da manhã, que embelezou ainda mais a dança.



            O casamento caipira tirou muitas risadas da plateia...
            O aparecimento inesperado de uma noiva pronta para casar surpreendeu a todos. O noivo, tentando fugir do compromisso, teve que ser acompanhado pelo padrinho armado até o “altar”. E o padre? O padre a noiva escolheu na hora... sendo este o pai de uma aluna que nem sabia direito o que estava acontecendo... Mas por fim, o casório saiu e os noivos foram felizes pra sempre...




            A EMEF Mundo Encantado agradece a participação da Professora Fernanda Dias e marido, diretoria do CPM e comunidade escolar que se propuseram a participar do casamento caipira.

         O empenho e dedicação de todos que trabalharam e se esmeraram em fazer seu melhor, contribuiu para o grande sucesso da festa!






MUITO OBRIGADO!!!!




Relevo do Rio Grande do Sul - Construção em Maquete -

            Manipular massa de modelar para a construção da maquete do relevo do Rio Grande do Sul fez o conteúdo tornar-se mais prazeroso e fácil de assimilar. Conceitos que parecem tão abstratos ficam mais fácil quando há a possibilidade de visualizar em três dimensões. As regiões do relevo gaúcho foram estudadas pelo 5º ano B, através da construção de maquetes. Os alunos também puderam produzir sua própria massinha de modelar, para a concretização deste trabalho.
Receita:
4 colheres de farinha de trigo
3 colheres de água
2 colheres de sal
1 colher de vinagre

tinta guache para colorir



Balão de São João através de dobradura

            A arte do origami foi trabalhada pela turma do Quinto Ano B para a confecção do tradicional balão de São João. Foi uma grande diversão aliar estudo e festejos juninos para a realização da dobradura.




Festas Juninas: uma fogueira para cada santo

            As festas juninas trazem consigo muita tradição e costumes a serem conhecidos pelos nossos alunos. Uma das leituras realizadas pelo Quinto ano B foi sobre a tradição da construção da fogueira. Os alunos construíram pequenas maquetes com os três tipos de fogueiras: a triangular, homenageando São Pedro, a quadrada que homenageia o santo casamenteiro, Santo Antônio e a redonda, que faz homenagem a São João.



Ciclo da Água na natureza: É sempre a mesma água

            Para trabalharem o conceito de Ciclo da Água na natureza, os alunos do 5° ano B primeiramente ouviram a contação de “Uma História Apaixonada”, da autoria de Léia Cassol. Em seguida construíram microjardins para acompanharem a formação das chuvas, com a condensação do vapor de água presente na atmosfera. O desafio seguinte foi criar uma nova história onde o Ciclo da Água deveria ser contemplado, para a montagem de um livro. Desafio cumprido. Confira as publicações da turma.