This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Mural das Fábulas

                O mural do mês de abril, elaborado pelas turmas do Quarto ano A e B apresenta o trabalho desenvolvido através do estudo das fábulas.
            “Não quebre a cabeça para escolher, só o bem faz a gente crescer e tornar esse lugar melhor para viver”.


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ramão Chagas - Família e Escola

         No último dia 15 de abril, a população encantadense teve a oportunidade de prestigiar a palestra de Ramão Chagas, que é um profissional bem conceituado como: Palestrante, Escritor, Terapeuta Holístico, Consultor e Especialista em cursos de excelência no atendimento nas áreas de vendas, motivação e gestão comportamental de pessoas.

            A EMEF Mundo Encantado acompanhou o momento com a participação da direção, professoras e um expressivo número de familiares dos alunos, que neste gesto demonstraram interesse pela caminhada escolar e pessoal de seu filho.


Fábula da Convivência

               No dia 24 de abril, o Quarto ano B trabalhou a Fábula da Convivência, de Lectícia Dansa e Salmo Dansa. Após, os alunos construíram o jogo “O Caminho da Convivência” com o propósito de despertar sobre a importância de termos atitudes permeadas nos valores, que contribuem para um ambiente sereno, próspero e de respeito.  



Sítio, natureza, aprendizagem...

            Trabalhando sobre grandezas, a turma do Pré B analisou, discutiu e saiu a procurar folhas que estavam no chão, para a realização do trabalho sobre maior e menor, dentro e fora, perto e longe. Esta atividade foi relacionada às cenas do Sítio do Picapau Amarelo, que muitas vezes acontecem no meio da mata.


Leitura, Emília, Sítio... pura diversão!

            O hábito da leitura é uma das maneiras de desenvolver a imaginação. No mês de abril a turma do Pré B contou com uma novidade... a Maleta Viajante... que como o nome já diz, ela está e ficará viajando pelas casas dos pequenos, carregada de muitas surpresas.
            Falando em leitura, viagem e imaginação, quem esteve visitando e aprontando em nossa escola, foi a Emília, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, que deixou a turma muito animada.

            A visita da Emília despertou a lembrança dos seus amigos do Sítio, que tiveram suas histórias dramatizadas pelos alunos do pré B...

terça-feira, 28 de abril de 2015

Aniversário do Seu Alfabeto

           No dia 20 de abril, seu alfabeto fez uma grande festa de aniversário e convidou todos os alunos dos segundos anos.
          Os alunos, para prestigiar esse grandioso evento, levaram um presente com a inicial de seus nomes. Foi uma tarde inesquecível, com muitas surpresas e emoções.





quarta-feira, 22 de abril de 2015

Diversão com brinquedos novos

            Na semana do dia 13 de abril as turmas da Educação Infantil foram presenteadas pela Secretaria da Educação do município de Encantado com novos brinquedos. A animação tomou conta das crianças, que logo quiseram se divertir com os presentes. 






Jogo das cores e as fábulas

            No dia 17 de abril de 2015, os alunos do 4º ano B realizaram o jogo das cores. O jogo nos traz envolvimento, vibração, aprendizagem e respeito pelos adversários.

           Após trabalharem várias fábulas, associou-se as mesmas ao jogo, que também agrega valores à vida do ser humano, pois o bom convívio, a afetividade, o respeito e a empatia são características fundamentais para o sucesso de qualquer pessoa.

Índios e oca

            Brincando e aprendendo.... Foi assim que o 1º ano A trabalhou sobre o índio. Ficaram empolgados com a pintura em barro que realizaram na oca da entrada da porta da sala de aula, com as atividades, músicas e brincadeiras realizadas.

Têmpera e punção: belos trabalhos da criação

            Após o estudo sobre a criação do mundo, contado a partir do que a história bíblica ensina, sobre como tudo foi criado por Deus de forma perfeita, os alunos dos primeiros anos realizaram uma técnica de desenho usando giz de cera e têmpera preta para representar a noite. Através dessa técnica e da punção, puderam representar imagens de forma criativa.


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Estágio de nutrição com diversão

            No mês de abril, esteve em nossa Escola a estagiária de nutrição Vivian Rossini Giordani. Depois de observar as turmas, desenvolveu uma série de atividades orientando os alunos a ter uma melhor qualidade de vida.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Provinha Brasil:Segundos anos em momento de diagnóstico

            Um importante momento para os professores é a fase de conhecimento dos alunos, para diagnosticarem os sucessos já presentes na turma e as dificuldades encontradas, para serem trabalhadas, e desta forma superadas.
        Um instrumento que auxilia os professores das turmas dos segundos anos é a avaliação externa – Provinha Brasil. Aplicada em todas as escolas, a prova é elaborada por uma equipe do Ministério da Educação e vem para contribuir com o diagnóstico da turma, avaliando os conhecimentos de Leitura/Escrita e Matemática das crianças.

            Neste mês de abril ocorreu a Provinha Brasil – teste 1. No final do segundo semestre, os alunos voltam a responder, agora o teste 2, a fim de os professores poderem analisar e refletirem sobre os avanços de cada aluno.





terça-feira, 14 de abril de 2015

Início das atividades do PROERD

         Ontem, 14 de abril, nossa Escola recebeu a visita do Soldado Dias, que orientará durante este ano as atividades do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.

            Em breve estaremos divulgando os trabalhos realizados no PROERD.





Momento cultural em homenagem ao Centenário de Encantado

              No último sábado de março, dia 28, os alunos de terceiro ao nono ano, das escolas municipais de ensino fundamental, reuniram-se para um momento cultural comemorativo aos cem anos de nosso município.
            Após a abertura oficial, os alunos participaram de oficinas:

  •    Música, ministrada pelos músicos Mauri Horn e Ildo Paris com participação da professora de música do município Josiane Schena.


  •  Fotografia, ministrada por Marcelo Peretti.
 


                História, tendo o escritor Airto Francisco Gomes como coordenador dos trabalhos.


                 A manhã foi finalizada com os alunos novamente reunidos cantando “Encantado de Encantos”, de Délcio Tavares, dando os parabéns para o município.

Soletrando Encantado: nossa história nossa gente - Edição Especial de Centenário

            O mês de março na EMEF Mundo Encantado já traz como tradição o concurso de soletração para os alunos dos quartos e quintos anos. Em sua sétima edição, este ano foram homenageados os campeões das edições anteriores, como uma forma de estimular as crianças à participação.
1ª Edição – 2009 – Felipe Stefani – 4ª série
2ª Edição – 2010 – Luís Henrique Moretto – 4° ano
3ª Edição – 2011 – Diana Ines Gomes Dörr – 5° ano
4ª Edição – 2012 – Julia Stefani – 5° ano
5ª Edição – 2013 – Gustavo Andrés Lorenzi Mendes – 5° ano
6ª Edição – 2014 – Renata Pereira Batalha – 4° ano
            Em 2015 foram 16 eliminatórias, com quatro alunos em cada uma delas, soletrando palavras retiradas de contextos histórico, geográfico, social ou mesmo curiosidades sobre o município de Encantado.



          Após as quatro semifinais, os finalistas se encontraram para o grande momento: Laura Costa e Leticia Sucolotti representando o quarto ano e Lucas Capitanio Bagatini e Vinicius Stefani representando o quinto ano.


            Depois de várias rodadas e muita concentração, a disputa ficou mais acirrada, com as palavras tornando-se mais complexas. Ao esquecer o “H” na palavra horizontal, Laura Costa deu a vitória a Vinicius Stefani, que soletrou corretamente a palavra REDONDEZAS.

           Fica deste momento: a lição sobre como o estudo e a dedicação em sala de aula fazem a diferença, o aprendizado sobre Encantado e a grafia correta das palavras, a importância da tranquilidade e concentração para o sucesso numa competição.

Parabéns a todos os participantes!


            Conheça quem foram os alunos classificados para a semi-final e final, através do mural interno da Escola.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reunião pedagógica de Abril

            Ao entardecer do dia sete (07) de abril (04), as professoras e direção da EMEF Mundo Encantado se reuniram para conversar sobre diversos assuntos, entre eles estava a Feira do Livro e as atividades e o material recebido sobre o Centenário do Município. O momento foi finalizado com o estudo do texto: Como fazer da rotina uma aliada – Daniela Almeida (texto extraído da revista Nova Escola – Jan/2009).


Páscoa na EMEF Mundo Encantado

            Na semana em que antecede a Páscoa, os alunos da EMEF Mundo Encantado foram surpreendidos pela visita das meninas do Curso Normal, acompanhadas pelas professoras Jaqueline Echer e Maria Cristina Giongo e pelo Coelho que os presenteou com doces.



            As festividades não pararam por aí. Na manhã e na tarde do dia 02 de abril, conduzido pela Diretora Kaise, a Escola teve o seu momento de reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Depois das professoras exporem o que foi conversado em sala de aula, todos se uniram em oração para agradecer a Deus pela Ressurreição de Cristo, pela renovação e pelo dom da vida concedido.





            Por fim, a visita de um Coelho muito animado trouxe doces a todos os alunos.



            Para cartão, confira o que os alunos confeccionaram. Um marca página com carinha de coelho...