This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Brincando e aprendendo simetria com as letras do alfabeto

                Com o auxílio de um espelho e meia face das letras, os alunos do 1° ano puderam visualizar a forma completa das letras, e se as mesmas eram simétricas ou assimétricas.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cuidados com o Meio Ambiente

                Preocupados com o Meio Ambiente e interessados em colaborar para mantê-lo limpo, a turma do Pré B realizou a coleta de lixo nas proximidades da Escola. Após este momento, foi trabalhada a separação dos mesmos, utilizando para isso as lixeiras que estão disponíveis em nossa Escola. O resultado da turma foi imediato, nos dias que seguiram, vários colegas trouxeram depoimentos de situações vivenciadas no seu dia a dia onde a separação do lixo e a colocação em local próprio foram observadas.



Cuidados com a alimentação e com o corpo

                Falar sobre a importância da alimentação saudável é algo que a professora Ângela faz diariamente na sala de aula da turma do Pré B. Junto com a ingestão de bons alimentos destaca a necessidade de cuidar bem do corpo, da higiene.

                O PRÉ B mostrou que deste assunto entende muito bem, pois, após a conversação sobre hábitos de higiene e cuidados diários que devemos ter, a turma juntamente com a Professora, deu banho em uma boneca. Este momento foi fundamental para colocar em prática o que cada um já sabia e até mesmo para aprender um pouco mais sobre o assunto.




Pré B com a mão na massa...

                Dando continuidade aos trabalhos sobre solidariedade, amor ao próximo e demais ações solidárias que podemos realizar, os alunos do Pré B colocaram “a mão na massa” e prepararam um Bolo de Fubá conforme a receita da "Galinha Ruiva", história trabalhada anteriormente. Foi um momento de muita diversão, aprendizagem que possibilitou refletir sobre ser solidário com o próximo, tanto durante o trabalho quanto na hora de compartilhar o que foi produzido.


                O Hall de entrada da nossa Escola foi enfeitado no mês de maio pelas Professoras da Educação Infantil da manhã e da tarde, a partir do tema “Ações solidárias para deixarmos nosso planeta mais feliz”. Confira como ficaram os vinte e dois corações pintados pelos alunos...

terça-feira, 17 de junho de 2014

Paródias para estudar a tabuada

           Por que não desafiar os alunos a estudar de uma forma diferente? Com música é mais divertido aprender. Dessa forma os alunos do Quarto ano criaram paródias da tabuada com melodias de músicas que fazem parte do seu dia-a-dia.

                Confira algumas fotos e os vídeos... (em breve)




Viajando pela história de Encantado

                Objetivando estudar a Imigração Italiana, as turmas dos Quartos anos realizaram um passeio pelo bairro Santo Antão para conhecer a casa mais antiga da cidade de Encantado, construída no ano de 1893. No mesmo bairro encontra-se a Capela da comunidade, que foi o local onde nossa escola iniciou suas atividades.



                Outro momento especial foi a visita à Casa de Cultura, onde foi possível conhecer peças históricas do museu e o Memorial do Canto da Lagoa. 


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Gincana da Copa

Os alunos dos Terceiros anos participaram de uma gincana nas aulas de Educação Física. Divididos por sorteio, entre as equipes AMARELA e VERDE, durante quatro semanas, tiveram diversas atividades, inclusive de perguntas e respostas relacionadas à Copa do Mundo.

Com muito entusiasmo desenvolveram todas as tarefas propostas pela Professora Mônica, que no dia 09 de junho entregou a premiação às equipes vencedoras e para as equipes que apresentaram melhor comportamento.

EQUIPE VENCEDORA DO 3° ANO A

·         Equipe AMARELA
    

              
 MELHOR COMPORTAMENTO DO 3° ANO A
·         Equipe VERDE


  MELHOR COMPORTAMENTO E EQUIPE VENCEDORA DO 3° ANO B
·         Equipe VERDE


Trabalhos com sucata nas turmas do 2°ano

Dentro do projeto Meio Ambiente, os alunos do Segundo ano ouviram de forma criativa a história “Mutirão da Limpeza” de Lizette Geny Randa, contada pela estagiária Suelen.



Em outro momento, juntamente com os pais, construíram bonecos de sucata e criaram lixeiras com jornais.



O Menino que Abraçou o mundo

No dia 10 de junho os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais tiveram uma aula diferente: uma sessão de teatro com o grupo Luz e Cena, promovida pela SMEC.
A peça teatral “O menino que abraçou o mundo” é um musical infantil que resgata com muita poesia e humor a história de Francisco, um menino diferente, com sua história e seu sonho de abraçar o mundo inteiro. Basta querer! Através de seus olhos é possível compreender que viver é mais que uma passagem: é uma missão!

A secretária municipal de Educação, professora Roseli Mottin Soares, agradeceu a presença dos professores e alunos com as seguintes palavras: “Acreditamos que a educação sozinha não muda o mundo, mas sabemos que sem ela também essa mudança não será possível. Acreditamos também que um mundo melhor depende da participação de cada um de nós e das atitudes que tomamos diariamente”, ressaltou.

Projeto Sustentabilidade Criativa: “Minha Casa, Nosso Mundo”

No mês de junho os comunicadores da Rádio Encanto juntamente com a Bióloga Cátia estiveram na escola em mais uma ação do Projeto Sustentabilidade Criativa: “Nossa Casa, Nosso Mundo”.
Os comunicadores abordaram o tema Água, através de um teatro de fantoches, de forma criativa e animada.

Confira!



Dia do desafio

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A disputa saudável entre cidades do mesmo porte é apenas mais um estímulo. O Rio Grande do Sul foi o único Estado brasileiro que conseguiu mobilizar a totalidade de município. Milhares de pessoas em 497 municípios gaúchos participaram do Dia do Desafio 2014 no Rio Grande do Sul, aderindo à prática da atividade física e muita qualidade de vida.

Neste ano Encantado competiu com a cidade uruguaia de San Jose. Nosso município mobilizou 5903 pessoas, o que corresponde a 29% da população, e a cidade uruguaia 4,12%.


SICREDI presente nas escolas

Com a temática “A vida é melhor quando é Cooperativa”, o Sicredi Região dos Vales realizou a 5ª edição do Concurso Desenhando, Escrevendo e Cooperando com o Sicredi. Lançado no mês de março, o concurso ocorreu nos 18 municípios de abrangência da Cooperativa, dividido em duas modalidades: Redação ou Poesia e Desenho.
Com premiação para escolas, estudantes e professores vencedores, a atividade leva em sua essência a cooperação, que é observada na forma de participação, pois os estudantes não participam individualmente e sim por turmas escolares, incentivando também a integração dentro das escolas.

A EMEF Mundo Encantado engajada nesta temática participou do concurso, sendo que abaixo segue registro da premiação recebida pela participação.


Alunos da Escola Mundo Encantado colaboram com o Meio Ambiente

Os alunos do 10 ano B fizeram um passeio com a professora Mônica pelo bosque do parque e infelizmente encontraram muito lixo jogado pelo chão. Aproveitando que toda a escola está envolvida com a semana do Meio Ambiente, as crianças recolheram todo o lixo que estava por lá. A professora de Educação Física aproveitou a situação e conversou com os alunos sobre os malefícios que este lixo ocasiona para a natureza. 


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Grupo Le Nostre Radize na EMEF Mundo Encantado

                Na manhã do dia 02 de junho o sol brilhou mais cedo na Escola Mundo Encantado, com vozes e ensinamentos sobre a vinda dos imigrantes italianos. O grupo Le Nostre Radize, traduzido em português As Nossas Raízes, de Encantado, representado por Jatir Mezacasa, Adroaldo Calvi, Antenor Gonzatti e Celto Pedro Dalla Vecchia trouxe um pouco da história, o folclore, músicas e brincadeiras dos antepassados que vieram da Itália.
                A vinda do grupo, por intermédio da estagiária Clenir de Souza Bertozzi, faz parte do estudo que os Quartos anos A e B estão fazendo sobre a Colonização de Encantado.
                Agradecemos imensamente as sementes que foram espalhadas em nossa Escola e temos a certeza de que ficará na lembrança de todos este momento de aprendizagem e partilha de conhecimentos que mantém viva a cultura italiana em nossa região. O grupo está de parabéns por levar através da música e do diálogo a mensagem de amor, trabalho e coragem do povo italiano.





               Confira a capa do CD gravado pelo grupo.



terça-feira, 3 de junho de 2014

Reunião Pedagógica de Maio

              Diversos assuntos estiveram na pauta da reunião pedagógica do dia 26 de maio. Entre eles estava a Suinokids, São João, Copa do Mundo e Feira do Livro da escola Mundo Encantado. Com a grande maioria dos professores presentes, o momento foi de construção e partilha de conhecimentos.



Circo Pantanal

Na semana do dia 19 de maio nossa Escola recebeu o convite para prestigiar o espetáculo do Circo Pantanal, instalado nas dependências do Parque Multi Esportivo de Encantado. Uma parceria feita com a Secretaria de Juventude, Educação e Cultura de nosso município, permitiu que os alunos da rede tivessem a oportunidade de assistir as apresentações.
Confira algumas fotos. 

A Gralha Azul e o Meio Ambiente

                Para introduzir o assunto MEIO AMBIENTE, a professora estagiária Luana contou a historia “A gralha azul” para a turma da Educação Infantil da manhã. Levou-os a refletir sobre a importância da conscientização humana para a preservação do meio em que se vive. Através desta historia, o homem aprende com a gralha azul a cuidar da natureza.

Aprendendo sobre solidariedade desde cedo

                A professora estagiária Luana, juntamente com as titulares Evandra e Marivone, desenvolveram uma série de atividades sobre solidariedade com a turma da Educação Infantil do turno da manhã.

                O trabalho teve inicio com a contação da história “A galinha ruiva” por meio de fantoches. A partir disso a professora questionou sobre a mesma e falou sobre a importância de sermos solidários.

                Em outro momento, as crianças confeccionaram máscaras dos personagens da história e foi realizada a dramatização da mesma. Além disso, também foi feito o plantio de sementes de milho pelas crianças.


                Em outro dia, os alunos ajudaram a preparar a receita do bolo de fubá, em que cada um pode observar os ingredientes, o modo de preparo e também saborear o mesmo depois de pronto.


                Outra atividade realizada foi “A galinha e os pintinhos”, que trabalha a percepção auditiva.