This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Meio Ambiente: uma história, muita reflexão...

                O trabalho com o tema Meio Ambiente trouxe, muita reflexão sobre a importância da arbonização durante a contação da história “Rubens, o semeador”, da autoria de Ruth Rocha.



             Os alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental ouviram a contação da história que culminou com a chegada da mala da Velhinha Maluquete, personagem que vem acompanhando nossas atividades desde o início do ano letivo. 






                 Dentro da mala, um desafio e um compromisso: abrir uma maleta especial sem a ajuda da tesoura e sem rasgá-la. O compromisso? Vivenciar o valor comentado dentro da maleta. 




             Aguardem as vivências que cada turma terá, a fim de explorar o valor recebido.

Ciclo da água da natureza: construindo um terráreo


                Os alunos do Quinto ano B construíram terráreos para melhor compreender o ciclo da água na natureza. O vapor d`água que se encontra  no ar atmosférico ao encostar nas paredes frias do litrão, transforma-se em gotinhas, que escorrem até a terra, umedecendo-a e assim irrigando a plantinha. É a “CHUVA”, que na natureza faz as plantas ficarem mais verdinhas. 






Minha mãe já foi criança um dia...


       Para comemorar o Dia das Mães, os alunos do Quinto ano B resgataram imagens das suas mães de quando estas eram crianças. Foi muito legal tentar descobrir quem era a mãe de quem: algumas foram fáceis uma vez que várias das crianças são muito parecidas com suas mães.





quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quartos anos visitam a agroindústria MZ Alimentos

                Na manhã do dia 21 de maio, as turmas do Quarto ano A e B tiveram a oportunidade de conhecer uma agroindústria de Encantado, a MZ Alimentos.
                No local foram recepcionados pela família Zanella que explicou minuciosamente todo o processo de produção dos doces em calda, chimia e conservas produzidas naquele lugar.

                Agradecidas, as professoras disseram que todos estavam saindo daquele lugar com seus “potes” cheios de: conhecimentos, sonhos e muito incentivo. 



            Em sala de aula foi dado continuidade ao trabalho com o estudo sobre as APLs (Arranjos Produtivos Locais), para a participação da Escola na Trilha das APLs no evento Suinofest. Contribuindo com este trabalho, a Escola confeccionou um banner mostrando a história da produção de doces e geleias no município, bem como a criação de um mascote que fez parte do teatro na tarde SUINOKIDS. 



Dia das mães

Parabéns _________________!

Tenho muitos motivos para agradecer 
por tudo o que tens me proporcionado.
Não pare de brilhar
E o meu caminho iluminar!


Com carinho _________________
  

                Este foi o cartão que os alunos da Escola Mundo Encantado entregaram às suas mães com um lindo par de brincos para recordação.
                Parabéns a todas as mamães que se doam pelos filhos e que acreditam que ser mãe é mais do que suprir necessidades básicas, é plantar sementes de tempo, amor, responsabilidade, ... que resultarão em bons cidadãos.








Dialogando com a EMATER

                No dia 14 de maio os Quartos anos receberam o Senhor Paulo, representante da EMATER, que se disponibilizou a partilhar informações sobre as agroindústrias de Encantado.
          Paulo que trabalha na EMATER desde 1975, trouxe relatos de experiências da história e da atualidade do município em relação a agricultura, pecuária e agroindústrias. O momento foi valioso para o estudo que o Quarto ano desenvolve sobre o município.
                  Agradecemos a colaboração do Senhor Paulo, que finalizou com a reflexão de que todo trabalho necessita ser realizado com carinho e dedicação para se obter sucesso. 


Atividade desenvolvida na aula de Educação Física

                Foi realizado nas aulas de Educação Física da Professora Mônica Cima, um trabalho resgatando a história “Velhinha Maluquete”, que anteriormente havia sido contada pela Professora Rosibel. Dentro da mala da Velhinha, que já era conhecida entre os alunos, foi encontrado o Mascote da Copa do Mundo, “FULECO”. A atividade, feita em sala de aula com os alunos da Educação Infantil, 1os, 2os e 3os anos, questionou-os sobre o que eles esperavam ver no interior da mala, sabendo que era algo relacionando à Copa do Mundo. O principal interesse da professora era de apresentar o FULECO às crianças, contando sua origem e o porquê da escolha do nome.
                O exercício proposto foi que eles colorissem a imagem do Mascote conforme sua cores oficiais, depois recortassem e expusessem no mural da escola.

Solidariedade e atitude

Dando continuidade ao trabalho sobre solidariedade e companheirismo, a turma do Pré do turno da tarde, após apreciar a história “A GALINHA RUIVA” de Antonio Torrado, discutiu sobre o que ela aborda, como: companheirismo, amizade e trabalho em grupo. Na sequência, acompanhados pela professora Ângela, plantaram sementes de milho na "horta" da Escola. 



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vogais e consoantes no 1° ano

As professoras das turmas dos Primeiros anos desenvolveram uma série de atividades com os alunos, trabalhando as vogais e as consoantes. No primeiro momento ensinaram a música que segue abaixo, do anexo I. Depois dividiram as crianças em grupos e entregaram uma vogal e uma estrofe desta música. Na seqüência cada grupo teve que sublinhar todas as vogais que havia no trecho recebido e desenhar uma bola em cima das consoantes. A matemática entrou na brincadeira quando foi solicitado contar quantas vogais tinha a estrofe de cada grupo. O próximo passo foi colocar a música na ordem correta e por fim numerar as partes desta.





Outro momento de estudo através do lúdico foi a hora do conto, com a dramatização da história “O reino do alfabeto” (anexo II). Depois de conhecerem a história, os alunos modelaram consoantes e vogais com massa de biscoito, as quais, depois de identificadas foram utilizadas para formar palavras e por fim degustadas.






ANEXO I
__ __ __ MINHA ABELHINHA (2X)
AI QUE BOM SERIA SE TU FOSSES MINHA (2X)
___ __ __ MINHA ESCOVINHA (2X)
QUEM TE POS A MÃO SABENDO QUE ÉS MINHA (2X)
__ __ __ ÍNDIO JÁ CHEGOU (2X)
E CORRENDO PRO BOSQUE ELE SE MANDOU (2X)
__ __ __ ÓCULOS DA VOVÓ (2X)
TODO QUE BRADINHO DE UMA PERNA SÓ (2X)
__ __ __ SEU URUBU (2X)
QUE VIVE BRINCANDO COM O SEU PERU (2X)

ANEXO II
O reino do alfabeto
Era uma vez um reino, onde moravam as letrinhas. Nesse reino havia um castelo muito bonito, onde morava um rei chamado Alfabeto.
Certo dia, o rei Alfabeto resolveu dar uma festa, chamou todas as letrinhas e falou:
- Caras letrinhas, amanhã darei uma grande festa em minha homenagem e todas estão convidadas, porém, as convidadas que não se comportarem na festa serão punidas. Até amanhã!
          O salão do castelo foi todo enfeitado, a banda de música chegou e a mesa de comidas estava preparada. Abriu-se a porta do castelo e entraram todas as letrinhas do reino, alegres, elas dançaram, comeram e se divertiram. Mas algumas letras fizeram muita bagunça na festa, e o rei zangado, chamou todos e disse:
          - As letrinhas que fizeram bagunça terão que ficar para limpar o salão, as que se comportaram podem ir para suas casas. Esse foi o primeiro castigo que foi dado as letrinhas. Mesmo ficando de castigo, as letrinhas continuaram a fazer bagunça, e só terminaram de limpar o salão no dia seguinte.
          O rei então vendo que sozinhas elas não se comportavam, chamou todas as letras até seu castelo e disse:
        - A partir de hoje, as letrinhas que fizeram bagunça são chamadas de Consoantes, e as que se comportaram serão chamadas de Vogais. E para punir eternamente as que não se comportam, pronuncio que de hoje em diante, para aprender a se comportarem, terão que andar ao lado das vogais. Caso eu pega alguma Consoante andando sozinha com outra Consoante, mandarei que as prendam na torre do castelo.
       E assim foi feito, no reino só se via as Consoantes com as Vogais passeando.








quarta-feira, 14 de maio de 2014

Coopcake

Com o intuito de homenagear as mães, os alunos do pré, após ouvir, cantar e dançar a música da Xuxa “Choc chocolate”, foram para a cozinha preparar um belo e gostoso coopcake.
Todos os alunos ajudaram na confecção dos mesmos, colocando os ingredientes na bacia. Após, já com a massa pronta, aproveitaram para provar a mesma.

No finalzinho da aula, cada aluno ganhou 2 bolinhos, um puderam degustar ainda na escola e o outro, levaram para casa, para presentear suas mães.







Emília

A Emília, boneca de pano que vive no Sítio do Picapau Amarelo, esteve visitando os alunos do pré, momento no qual aproveitou para contar sobre como foi construída e por quem.

Trouxe junto com ela uma enorme mala que continha alguns personagens do Sítio. Aproveitou para falar sobre seu criador, Monteiro Lobato e mostrou um vídeo que contava a história da Emília, do doutor Caramujo e da pílula falante.



Caça ao coelho

Os alunos do Pré do turno da manhã tiveram que “caçar” seus ninhos seguindo pistas deixadas pelo coelho. As mesmas estavam espalhadas por toda a escola e arredores. Assistiram a um vídeo que contava a verdadeira história sobre a Páscoa, encenada por crianças. 


Mural das mães

                Embalados pela música “Esperando na Janela” do cantor e compositor Gilberto Gil, os alunos dos 3os Anos prestaram sua homenagem às mães. Escreveram frases sobre o amor que sentem por elas e colaram em “tijolos” para construir uma casa. Nesse trabalho, a casa representa o aconchego, a certeza de que alguém os espera todos os dias.
Parabéns Mamães!!!!!!



Páscoa

                Aguçando a curiosidade dos alunos dos Primeiros anos, foram colocados dentro de uma mala objetos relacionados aos símbolos pascoais. Os alunos identificaram cada um deles, trazendo ao grande grupo o que sabiam sobre eles.

               


 Dando seqüência, foi realizada a caça ao tesouro, onde o coelho deixou pistas para os alunos, que tiveram que procurar pelo presente de páscoa.






Índio

                Em comemoração ao dia do índio, foi trabalhado com os primeiros anos a música 1, 2,3 indiozinhos. Na oportunidade foi explorado a seqüência numérica até 10, ordem crescente e decrescente, a atenção e o respeito entre o grupo. Para finalizar, foram construídas maquetes para reproduzir a música trabalhada. 

Bichodário

                A contação da história “Bichodário” teve como objetivo conhecer e identificar as letras que compõem o alfabeto. Nesta ocasião, os alunos dos Primeiros anos, além de ouvirem a história, também puderam relacionar outras palavras que começassem com aquela letra. Através de gestos, foi trabalhado as vogais e a presença delas nos nomes das crianças.

O trabalho dos pais em evidência

                Os alunos do Quinto ano A, na semana que se lembra os trabalhadores (28/04 a 02/05) trouxeram para a escola objetos que lembrem o trabalho de seus pais e de suas mães.
                Além de mostrar o que trouxeram aos colegas, tiveram que falar um pouco sobre os trabalhos de seus pais, a rotina, a carga horária e se gostam ou não do que fazem.

                Foi um momento muito rico, pois todos puderam conhecer  mais sobre outros trabalhos, outros meios de “ganhar a vida”.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reunião e Palestra com Psicopedagoga

 Um momento especial oportunizado pela Escola Mundo Encantado aos pais foi a palestra com a Psicopedagoga Rosiliane Tolio no dia 28 de abril. O foco principal da conversa foi a alfabetização dos alunos dos Primeiros Anos e todo o processo envolvido nesse momento em que o estímulo vindo da família é fundamental para o desenvolvimento da criança. Após destacar a importância deste encontro para firmar parceria entre a escola e a família e para esclarecer dúvidas, a Diretora Kaise passou a palavra à palestrante que abordou assuntos como: família, limites, rotina, responsabilidade, acompanhamento e incentivo ao aprender. Ao final da palestra a Diretora agradeceu as contribuições trazidas pela Psicopedagoga e concluiu a reunião abordando assuntos relacionados às turmas dos Primeiros Anos.