This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jogo de localização como pontos cardeais

                Para o estudo dos Pontos Cardeais os Quartos anos vivenciaram o jogo de localização. Através deste, foi possível explorar a lateralidade e a noção do espaço com muita diversão.



Visita aos pontos turísticos de Encantado

                No dia 24 de abril os alunos dos Quartos anos fizeram um passeio de estudo pelos pontos turísticos de Encantado.

                Ver de perto, perceber os detalhes, observar o significado, interagir com a construção da história é uma das metas de estudo destas turmas, que estuda minuciosamente o Município de Encantado e seus limites.




A Páscoa trouxe uma grande surpresa para os Segundos anos

             Após o feriadão de Páscoa, os alunos dos 2os anos foram surpreendidos com a visita do “Seu Alfabeto”, e olha que nem as professoras sabiam que ele apareceria. Enquanto estavam contando a história “Aniversário do Seu Alfabeto”, ele chegou dentro da mala da Professora Kika, trazida pela Professora Irene.   Que danado!!! Deu um susto nos alunos.

                   Seu Alfabeto foi convidar para a sua festa, mas... esqueceu o convite em casa! E agora! Como vamos fazer para saber o dia, a hora e o local da grande festa? Ainda bem que o convite chegou depois!!!
    
                     Confira cenas da super festa.








Revelando Talentos

                Nas aulas do 5° ano A de Língua Portuguesa e Música, a aluna Keli Turatti revelou seu talento com o violão fazendo uma linda apresentação para a turma. Após tocar e cantar a música “Vida boa” de Victor e Léo, a mesma foi explorada em sala de aula.

                Valeu keli!




Que tal conhecer a maquete da EMEF Mundo Encantado?

                Por iniciativa própria, as alunas Keli e Stela do 5° ano A, construíram em casa uma maquete da nossa escola e depois expuseram para a turma.

                     Parabéns meninas! Essa iniciativa demonstra que toda aprendizagem gera transformação.


“PINDORAMA, PINDORAMA”

            Pindorama foi o nome que os indígenas deram às terras brasileiras...

“Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal”
               
                A turma do 5° ano A trabalhou essa música através de Palavras Cantadas. Confira o link do vídeo:



Viajando pela história da Colonização do Brasil através de caravelas

                Com o objetivo de despertar nos alunos a vontade de aprender e conhecer cada vez mais a história de nosso povo, os alunos do 5° ano A construíram caravelas: as 13 caravelas que fizeram parte da Esquadra de Cabral em 1500.

                Cada qual com sua singularidade construiu a sua caravela, que por sinal, ficaram belíssimas.

Contagem regressiva: 365 dias construindo história

            Ao comemorar os 99 anos do município de Encantado, nossa Escola abriu contagem regressiva ao Centenário de nossa cidade. Os 365 dias que antecederão o aniversário de Encantado contarão com o registro dos principais fatos que estarão fazendo parte da construção da história de nosso município. Um olhar para a história que ajudamos a construir no nosso dia a dia.

Pnaic: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Matemática

                A partir de sexta, 24 de abril, as professoras do 1° ao 3° ano, juntamente com a Coordenação e Direção da Escola Mundo Encantado, estiveram reunidas no Auditório Brasil do Centro Administrativo, com outras educadoras do município de Encantado, para a continuidade dos estudos de formação continuada junto ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No decorrer do ano de 2013 o foco dos estudos foi a Alfabetização e Esquematização da Leitura e Escrita, e neste ano, 2014, o foco será a Linguagem Matemática. Durante os encontros os professores estudarão, trocarão experiências e traçarão estratégias diversas de ensino que serão postas em prática na Escola.

                Fiquem atentos para as atividades que serão  postadas durante este ano.

Provinha Brasil: diagnosticando a aprendizagem dos 2os anos

                Para contribuir com o diagnóstico do professor sobre as dificuldades dos alunos no decorrer da Alfabetização e Esquematização da Leitura e Escrita e também da Linguagem Matemática, a Escola realizou a aplicação da Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil, na semana de a de abril, nas turmas de Segundos Anos A e B. Esta avaliação terá um segundo momento no segundo semestre do ano letivo. A Provinha Brasil é uma ação desenvolvida com o intuito de subsidiar os professores com informações sobre a aprendizagem de seus alunos, para que possam realizar as intervenções pedagógicas e administrativas necessárias para o sucesso da aprendizagem.


Páscoa: reflexão e alegria

          A Páscoa na EMEF Mundo Encantado foi comemorada com parada para reflexão sobre o real sentido desta data, quando cada turma pode contar como preparou sua bagagem para celebrar o Dia de Páscoa.






           Também houve a visita do tão esperado coelhinho, que contagiou a todos com a sua alegria. 















     A Escola distribuiu os presentes de Páscoa, coloridas toalhas que se transformaram em meigos coelhinhos. Os chocolates, é claro, não poderiam ter faltado.
















Trilha ortográfica: fique por dentro dos “RR”

            Para facilitar a grafia de palavras com “RR”, os alunos do quinto ano B construíram a trilha ortográfica. Primeiramente foram listadas palavras com “RR”, depois fizeram fichas com letras recortadas de jornais e revistas. Estas fichas foram fixadas formando um caminho que segue até o refeitório e até a biblioteca. Você está convidado a percorrer esta trilha e escrever corretamente as palavras com “RR”.


P-Á-S-C-O-A: aventuras e criatividade

            A turma do quinto ano B após trabalhar o texto “Aventuras na Páscoa”, da autoria de Sônia Robatto, produziu poemas contando sobre possíveis lugares onde a ladra da história, dona Coelha, poderia ter escondido os ovos da pobre dona Galinha. Confira alguns desses inusitados lugares...

Os ovinhos vou esconder
Bem guardadinhos, vocês vão ver
Num buraquinho, pertinho do ninho
Para poder depois devolver!

Sou uma coelha muito esperta!
Estou sempre alerta,
Escondo meus ovos na floresta
Para depois fazer a festa!

Bem longe do seu ninho
Mas perto do meu olhinho,
Levo sempre no coração
Uma linda recordação!

Os ovinhos vou colher,
E de chocolate abastecer
Levar para as criancinhas
Um pouquinho de alegria!

De longe venho pulando,
Sempre saltitando
Branquinho como algodão
Levando muita emoção!
                                               Rafaela Alice Coletti

Debaixo da cama ou no chão
Ou talvez debaixo da casa ou no porão.

Na grama, do pátio
Ou numa moita de capim.

Na casinha dos filhotes
Perto dos pinheiros ilhotes

Debaixo da cozinha
Na varanda da vizinha.

Sempre existe um lugar
Onde os ovos dona coelha pode guardar.
                                               Ana Caroline Casarotto


            Dando continuidade ao trabalho de Páscoa, a turma criou belos coelhinhos, que enfeitaram a sala de aula. Mãos a obra? Foi preciso bobina de papel higiênico, molde de cabeça, pés e mãos de coelho e linha para trançar.
            Todos colaboraram para que os coelhos ficassem prontos e cheios de charme.


Introduzindo cartografia na história da humanidade – Parte II

            Dando sequência ao estudo da cartografia, o quinto ano B construiu a planta baixa da sala de aula.

            Para o trabalho ter êxito, foi necessário a colaboração de todos para a medição da sala de aula e transformação destas medidas para a escala escolhida. O uso da régua foi fundamental para o sucesso do trabalho.




   

domingo, 27 de abril de 2014

Páscoa pelo mundo

                 Como uma atividade do projeto “Viajar descobrindo um universo colorido”, os alunos dos 3os Anos pesquisaram e relataram para os colegas como era celebrada a Páscoa em cada família. Depois disso, em pequenos grupos, estudaram sobre a comemoração da Páscoa em alguns países do mundo, destacando um pouco da história e a localização dos mesmos no mapa.

                O trabalho foi exposto no quadro mural da escola.



Introduzindo cartografia na história da humanidade – Parte I

          O quinto ano B procurou compreender um pouco melhor como ocorreu a exploração dos territórios a partir da construção de mapas pelos povos da antiguidade. Os alunos vivenciaram a falta de padrões quando construíram livremente o mapa do Parque João Batista Marchese.
             Como foi importante a análise dos desenhos para que houvesse a compreensão da necessidade do uso da escala e de convenções em legenda.

              A seguir alguns dos trabalhos desenvolvidos.



LEGENDA:
01 – GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES
02 – QUADRAS COBERTAS
03 – E.M.E.F. MUNDO ENCANTADO
04 – LAGOA
05 – BOSQUE
06 – ESPAÇO GRUPO DE ARTES NATIVAS ANITA GARIBALDI
07 – ÁRVORES EM FRENTE À ESCOLA
08 – RESTAURANTE
09 – PRAÇA
10 – REDONDO
11 – GRAMADO DA ENTRADA
12 – ENTRADAS
13 – PARQUE DE RODEIOS
14 – MONUMENTO DO GAÚCHO
15 – MONUMENTO DE PEDRA
16 – BANHEIROS AO LADO DA ESCOLA

17 – ASFALTO PARA BORRACHÃO

Estatística em sala de aula

            A estatística é um dos eixos da área da Matemática contemplado desde a Educação Infantil na EMEF Mundo Encantado. No quinto ano a novidade é o trabalho com duas ou mais informações, com os gráficos de colunas múltiplas.

            Para iniciarmos esse trabalho, nada melhor do que utilizarmos dados coletados na própria Escola, sobre a constituição das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Segue atividade realizada pelo 5° ano B de construção de gráfico com a distribuição dos alunos.

VI Soletrando Encantado: nossa história, nossa gente

            Março já carrega a tradição de soletrar na EMEF Mundo Encantado. Neste ano foram 62 alunos das turmas de 4° e 5° anos que soletraram palavras contextualizadas na história e/ou geografia de nossa cidade.
            As crianças participaram de 15 eliminatórias, que classificaram os alunos para as semifinais. Um 16° aluno foi convidado a voltar para o jogo por ter se destacado no decorrer da primeira etapa do concurso.




            A final do VI SOLETRANDO ENCANTADO ocorreu no dia 02 de abril, quando quatro alunos soletraram para então termos o campeão. A aluna Renata Pereira Batalha, da turma do Quarto ano B, ao soletrar corretamente a palavra “problemática” sagrou-se campeã, tendo Maycon Fraporti Melo, aluno do Quinto ano A, em segundo lugar. Renata demonstrou muita segurança e autoconfiança durante todas as etapas do soletrando, que além do conhecimento da língua portuguesa, exige maturidade e concentração por parte dos participantes.





            Os professores parabenizaram a todos os participantes pelo esforço e colaboração durante toda a brincadeira.