This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Iniciando o 2° Semestre de 2013...

 
 
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA...
MUITAS SURPRESAS, LANCHES DELICIOSOS, EXCURSÃO, OLIMPÍADA MATEMÁTICA, CONQUISTA DE METAS, DIVERSÃO, ENCONTRO DA FAMÍLIA, DESAFIOS, DESPEDIDA DA ESCOLA, FEIRA DO LIVRO, NOVAS APRENDIZAGENS...
NESTE 2º SEMESTRE
SURPREENDA-SE!
Vai ter tudo isso e muito mais!!!
E você não vai perder.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jornada Pedagógica de Julho

                Na semana do dia 15 de julho todas as escolas municipais de ensino fundamental do município de Encantado, estiveram participando da Jornada Pedagógica de Julho.
                Durante as férias dos alunos, as professoras e diretoras se envolveram com palestras no Centro Administrativo e em outros turnos se encontraram nas escolas para debater os mais diversos assuntos relacionados ao fim do 1° semestre e o encaminhamento de projetos para o 2° semestre.
                Sem dúvida foram momentos de crescimento para todos que se envolveram buscando aprimorar seus conhecimentos.

                 No intervalo da reunião do dia 15, realizada na Escola, foi comemorado o aniversário das professoras e funcionárias do 1° semestre.


Festança no Arraiá Mundo Encantado

Boa tarde minha gente
Animação não vai faltar,
No Arraiá Mundo Encantado
Todo mundo vai dançar!

Depois de tudo organizado
Muitos convites foram enviados,
Para diversos amigos
Que se sentiram valorizados.
A participação voluntária
 de diversas pessoas
foi fundamental
 para o sucesso
da festa.
Pouco a pouco a comunidade escolar foi chegando....
Com muita diversão...
As brincadeiras agitaram de montão,
Junto com a pesca e a boca do palhaço
O boliche trouxe muita animação.
Na festa de São João
O desfile do Rei e da Rainha já é tradição,
E o resultado...
É esperado com muita emoção!



São amigos, colegas e famílias
Colaborando na compra de votos com muita empolgação,
E pra se tornar Rei e Rainha
Teve candidato vendendo voto de montão!



Gustavo Soga e Laura Costa
Surpreenderam na votação
Tornando-se Rei e Rainha de 2013
Repletos de alegria e gratidão.



Pra quem colaborou
Tendo a sorte do seu lado,
Levou para sua casa
Os brindes sorteados.



Dentro de sua limusine
 Com motorista particular,
Acompanhada pela sua dama de honra e seu par,
Sá Maria estava pronta para se casar...



Depois do casório
A festa iniciou,
As danças alegraram
E todo mundo se emocionou!




O povo também participou
Deste momento de animação,
Ninguém pôde ficar parado
Nesta festa de São João!
 

Se você não esteve nesta festa,
Não fique triste não....
Aguarde, teremos surpresas
E você, não vai ficar de fora não!!


Pitadas de leitura 2

Dedicar um tempo para a leitura, se encantar com novas e surpreendentes histórias, sentir o quanto é importante o ato de ler... assim surgiu a Parada da Leitura na Escola Mundo Encantado.
No turno da manhã, a Parada da Leitura teve seu início com a contação de histórias pelas professoras das turmas. Nas quintas-feiras, semanalmente, todos os alunos do turno da manhã se reuniam na área coberta da Escola, para ouvirem uma história contada por uma das professoras. No segundo semestre, pretende-se implantar o troca-troca realizado no turno da tarde, uma vez que a experiência vem alcançando com sucesso os seus objetivos.

Horta

                Dando continuidade ao assunto alimentação, os alunos do Pré B foram levados pela Professora Irene e a estagiária Thaís, até o local onde receberam instruções de como preparar a terra para o plantio de mudas de verduras.
                Todos puderam plantar sua mudinha e ouvir orientações sobre os cuidados que terão que dispensar para que elas cresçam.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

PROERD


                Durante o primeiro trimestre de 2013 os alunos do Quinto ano da nossa escola estiveram sob a coordenação do Sargento Zanotelli no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência. Diversos assuntos relacionados às drogas e violência foram abordados durante dez encontros, que culminaram com a produção de uma redação na qual puderam expressar suas aprendizagens.
                

                Marcada a formatura, iniciaram-se os ensaios do juramento e música PROERD.

                A formatura aconteceu no Centro Administrativo Municipal de Encantado, no dia 11 de julho, quando 250 alunos da rede municipal, estadual e particular receberam os certificados.

                Um momento muito esperado pelos alunos e familiares foi a divulgação das redações destaque de cada turma. Os alunos Mauricio Sangalli Pereira, do Quinto ano A e Gustavo Andrés Lorenzi Mendes, do Quinto ano B, foram os premiados da nossa escola.
  


Segue convite... 


  


PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o incentivo à Leitura

O PNAIC, dentro de sua proposta de tornar os alunos até os oito anos competentes na leitura e escrita, vem proporcionar às crianças de Primeiros, Segundos e Terceiros anos material para leitura. Os livros chegaram à Escola para que fossem destinados às salas de aula das turmas citadas, para colaborar com o aprimoramento da leitura. Os professores além de proporcionarem contação de histórias, incentivam seus alunos a buscarem na caixa de livros, leitura para os momentos em que as atividades de sala de aula já foram concluídas. Atividade prazerosa que beneficia com a ampliação de vocabulário e melhora na oralidade.

ETA - Estação de Tratamento de Água

Os alunos dos Quintos Anos A e B estão dedicando seus estudos na Área das Ciências da Natureza, à água. Dentro deste assunto, para melhor ilustrar as fases pelas quais a água passa para tornar-se potável e ser conduzida até nossas casas, foi visitada uma ETA - Estação de Tratamento de Água. Os alunos foram atendidos na ETA, na Linha Pinheirinho – Encantado/RS, pelo técnico Moisés, responsável nesta unidade da CORSAN, pelo controle da potabilidade da água. Neste momento os alunos puderam esclarecer dúvidas que haviam ficado durante o estudo teórico e receber novas informações.

Uma contação de história construída

                A turma do Quinto ano B teve uma contação de história um pouco diferente. Antes da leitura da história pela professora, em grupos, os alunos entraram em contato com uma página do livro “O Pirulito do Pato”, da autoria de Nilson José Machado, através da montagem de um quebra-cabeça. Tendo montado o quebra-cabeça e ilustrado o texto descoberto, os alunos foram desafiados a ordenarem a história em um varal disposto na sala de aula. Após a leitura da história completa, os alunos organizaram releituras e montaram os seus próprios livros.
                Vejam as produções do grupo:
                1º - Construindo a história no varal

                2º - Exposição dos trabalhos realizados pelo Quinto ano A e B
(Em breve as fotos)

                3º - Livros escaneados 
(Em breve )

Leitura deleite: “O Pequeno Príncipe”

Durante o primeiro semestre, o Quinto ano B ouviu a leitura do livro “O Pequeno Príncipe”, da autoria de Antoine de Saint Exupéry. Semanalmente um capítulo era lido pela professora e os alunos ouviam-na pelo prazer de conhecer a história.
Ao final da leitura deleite, o grupo assistiu ao filme e confeccionou, com materiais diversos, os diversos planetas visitados pelo principezinho de olhos azuis.
Veja como ficaram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos...

Jogo da Amarelinha

                Os alunos do Segundo ano A e B começaram a aula com uma poesia “A amarelinha” de autor desconhecido. Ao apresentar a poesia aos alunos as professoras ocultaram algumas das rimas usadas para explorá-las durante a leitura com as crianças. Após completarem as lacunas, os alunos copiaram a poesia no caderno e jogaram o jogo “Amarelinha” de uma forma diferente.
                Cada número escondia uma sílaba. Quando o aluno errava, puxava a sílaba do numeral para citar uma palavra que iniciasse com esta.
                Todas as palavras foram registradas no caderno dos alunos.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Em ritmo de São João... Parte III

                Comida, bebida, dança e muita alegria! As turmas estão preparando-se com lindas apresentações para abrilhantar a festa...
Vamos dançar...
Representar...
Ser caipira...
Somente hoje...
Vamos brincar e ser feliz!

PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a ludicidade

O lúdico como estratégia para melhorar a leitura e escrita dos alunos vem contribuindo muito no decorrer das aulas aqui na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado. O trabalho com jogos e brincadeiras vem de forma alegre proporcionar novas maneiras de motivar o aluno a buscar no estudo o sucesso de sua aprendizagem. O PNAIC veio reforçar a importância dessa estratégia, quando o professor tiver objetivos claros e tiver no registro uma forma de ampliar as habilidades que o aluno já possui.

Recreio Chuvoso

                Quem disse que recreio com chuva tem que ser visto como algo chato? Os alunos provaram que a diversão pode fazer parte de qualquer momento na escola.
                Os jogos e brinquedos foram a atração no intervalo de uma manhã com muita chuva.

 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Visita na Biblioteca Pública

terça-feira, 9 de julho de 2013

Visita de Estudo – Moinho Sangalli

Água: Um bem precioso

                Cuidar do bem precioso que é a água foi uma preocupação das turmas dos terceiros anos. Na busca por contagiar a escola toda com essa ideia, confeccionaram dicas de economia de água para expor no quadro mural da escola. Em cada dica, uma atitude simples para contribuir com as futuras gerações.

Aula divertida com sucata

                Os Primeiros anos A e B, trabalhando sobre reciclagem, construíram um boneco de sucatas. Os alunos tiveram a oportunidade de escolher um nome para o mesmo, que veio a se chamar Reciclino.
                Na seqüência deram nome e sobrenome aos pais do boneco, e com a ajuda da Professora definiram que a missão pela qual o Reciclino foi criado é Recolher, Reciclar e Realizar.
                Conheça nosso mais novo amigo...

 

Sustentabilidade Criativa em ação

                Nos dias 27 de junho, no turno da manhã e 03 de julho no turno da tarde, a professora Cátia Viviane Gonçalves, Bióloga, compareceu na Escola para realizar uma conversação com os alunos sobre o Uso Racional da Água. Na oportunidade, os alunos do turno da manhã, Quartos e Quintos anos, responderam ao seu desafio sobre o Consumo de Água, tanto no Parque João Batista Marchese quanto na Escola Mundo Encantado, no período da ocorrência da Suinofest.
                Durante a pesquisa, os alunos do 5° ano, para melhor compreender o significado de 1 m³  de água, construíram com papelão bases de 1m² para depois montarem a caixa onde caberiam 1000 litros de água.



                 Para finalizar a conversa, a Encanto FM animou o grupo de alunos com muita música e brincadeiras. Os alunos foram novamente convidados a participar do concurso Sustentabilidade Criativa, que tem até 08 de agosto para os interessados inscreverem suas ideias. Economize água e participe!


Alunos participam da Trilha da Sustentabilidade na Suinofest 2013

                A Suinofest 2013 incentivou a reflexão sobre Meio Ambiente promovendo a Trilha da Sustentabilidade. As escolas do município foram convidadas a elaborarem um “baner” sobre um tema específico. O tema da Escola Mundo Encantado foi “Poluição do Ar”. Os alunos organizaram uma história em quadrinhos para motivar a reflexão.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Em ritmo de São João... Parte II

      
                As turmas estão preparando a festa junina da Escola com muito carinho. Para a decoração da passarela estão retratando “Em festa junina tem...”
                Prestigiem os trabalhos dos alunos que serão expostos na nossa festa.


Cuca Verde

                Estudando “Meio Ambiente”, os alunos do Pré B, a estagiária Thaís e a Profe Irene montaram a “cuca verde” com o objetivo de observar a germinação de sementes e o crescimento da planta.
                O resultado foi marcante para os pequenos, que puderam acompanhar todo o processo e visualizar as mudanças que aconteceram.
 

Conhecendo o relevo do Rio Grande do Sul

                As turmas dos quintos anos A e B, ao trabalharem as diferentes formas de paisagens naturais do Estado do Rio Grande do Sul, confeccionaram o mapa do relevo com massinha de modelar caseira. Os alunos receberam a receita da massinha na aula anterior e tiveram que produzi-la em casa, com a ajuda da família. Tendo como base o mapa do relevo gaúcho, as cinco regiões foram representadas e depois pintaram de acordo com a legenda abaixo:
(marrom) Planalto Rio Grandense
(laranja) Serras de Sudeste
(amarelo) Planície Litorânea
(vermelho) Depressão Central
(verde) Campanha Gaúcha