This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Teatro “Música de Imaginar”

            Nos dias 11 e 12 de Julho, os alunos de Escola Mundo Encantado tiveram a oportunidade de assistir no Auditório Itália a peça “Música de Imaginar”. Promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Encantado, a mesma foi representada pelo grupo porto-alegrense Aquarela.
            O espetáculo musical narrou a história de uma menina esperta e feliz que vive a infância intensamente, mostrando a importância de imaginar e viver a vida com o encanto típico de uma criança.


Preparação do Livro “Encantado em Poesias II”

Convite a Gino Ferri

            Com o objetivo de enriquecer o livro das turmas do 4º ano A e B, os alunos, professoras e diretora, foram até o Memorial Gino Ferri convidar o escritor para fazer parte desta obra. Na oportunidade este também foi convidado a estar presente no lançamento do livro “Encantado em Poesias II” que acontecerá na V Feira do Livro da Escola Mundo Encantado no mês de agosto.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fórmula Mágica – Reflorestamento

           A turma do Pré-escolar, trabalhando sobre preservação do ambiente, ouviu a história “Reflorestamento” de autor desconhecido. Os alunos modelaram plantinhas e enquadraram a modelagem em papel colorido, representando um ambiente reflorestado. As crianças estão aprendendo a importância de preservar desde cedo.

Salas dos Primeiros Anos de Cara Nova...

Na tarde do dia 02 de julho, os alunos dos Primeiros Anos A e B receberam um belo presente: suas salas estão de cara nova!


As antigas classes coletivas foram substituídas por classes individuais, que respeitam a altura de nossas crianças.

As professoras, com as classes individuais poderão organizar os alunos de diferentes formas, conforme o tipo de trabalho que querem realizar. A troca de classes foi uma necessidade do trabalho que vem sendo realizado, uma vez que as exigências quanto ao trabalho com a Matemática e a Leitura é cada vez maior.
        

Releitura do peixe

            Quais são nossos sonhos? O que estamos fazendo para concretizar estes sonhos? Qual é meu dever de cidadão com o meio em que vivo?
            Estes foram alguns dos questionamentos abordados pela turma do 4º ano A , através do trabalho com o livro “O peixinho e o sonho” de Regina Siguemoto. Através deste, realizou-se interpretação, compreensão e produção textual a partir da história. Uma das atividades desenvolvidas foi a releitura da obra “O Peixe” de Romero Britto.


            Este trabalho possibilita que os alunos entrem em contato com o universo da arte de forma participativa, após apreciar e ter informações sobre a obra e o autor. Ao realizar a releiturade uma obra, o aluno desenvolve habilidades como: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural. 

Corpo... Música... Ritmo...

            Desde junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado, iniciou um novo projeto. Unindo a Música e a Educação Física, a professora Mônica desenvolve atividades onde o corpo é explorado através da utilização dos sons (musicalidade).
            O ritmo é usado para estimular nossas crianças a desenvolverem noções espaciais como a lateralidade e o equilíbrio. Buscando resgatar músicas do nosso folclore, como as cantigas de roda, e usando instrumentos simples como colheres, as crianças descobrem que os sons estão incorporados no nosso dia a dia, e muito auxiliam na nossa aprendizagem.

Sempre agregando...

Belíssima aula!
                Como é de práxis, o 4º ano B compartilhou novidades trazendo histórias relacionadas ao seu contexto social.
            Nesta semana a contribuição foi da aluna Isadora, que trouxe um ninho construído por um passarinho, tendo conseguido o mesmo com seu tio.
            O diálogo e as pesquisas realizadas pelos alunos sobre o assunto geraram conhecimento e crescimento em todos.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

4º anos visitam Memorial Cosuel

“As soluções nascem quando sentamos ao redor de uma mesa, todos pensando no bem comum e não em si próprio”.
 João Batista Marchese


      Pensar, agir em conjunto, dando as mãos em cooperação faz um povo ser forte e corajoso. E é este povo que construiu e constrói a história da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado – Cosuel.

      Uma história de 65 anos de muito trabalho e progresso em nosso município.

      Os 4os anos A e B realizaram a visitação ao Memorial Cosuel, onde puderam conhecer um pouco desta história e do funcionamento dos diversos seguimentos que compõem esta Cooperativa, agregando conhecimentos aos conteúdos desenvolvidos com as turmas.

terça-feira, 3 de julho de 2012

25 anos de História

2012 é o ano em que nossa escola completa 25 anos de existência.Sabendo disso, os terceiros anos pensaram em 25 razões para gostar de estudar aqui.


Entre elas , citamos:

• Fazer atividades diferentes na semana da criança;

• Ter bons livros para retirar na biblioteca;

• Ouvir histórias;

• Aprender todos os dias.

Estamos muito felizes por fazer parte da história da Escola Mundo Encantado!

Detetives de Plantão

As turmas dos terceiros anos da escola foram desafiadas a desvendar um mistério. “O enigma da lagoa” foi o caso apresentado. A cada pista que surge, os detetives atentos querem descobrir quem está usando mais água do que o necessário, fazendo com que a lagoa seque. Todos os detalhes são importantes para descobrir o enigma da lagoa.
O enigma chegou através de um e-mail...

E os detetives entraram em ação, na busca por pistas...


Todas as informações são fundamentais para decifrar este enigma...


Fique atento... Novas informações a qualquer momento!

Julho está chegando com cheirinho de festa no ar...

É a Festa Junina do “Arraiá Mundo Encantado” que já está com os preparativos a mil. Os convites, carinhosamente confeccionados pelas funcionárias da Escola, já foram distribuídos...


Os candidatos a Rei e Rainha da festa já estão pedindo a sua contribuição na venda dos votos...

Para o casamento caipira, todos os alunos já estão com suas falas na ponta da língua!

E a dança da quadrilha Os alunos já estão balançando no ritmo que vem lá do nordeste do país...


Esta festança promete! Aguardem que este ano vamos ter surpresas...



Maquete Cidade Missioneira

A maquete da cidade missioneira foi confeccionada baseada no trabalho
sobre a vida nas missões. O trabalho foi realizado pela turma do Quinto Ano A.



Maquete da Estação de Tratamento de Água

A construção da maquete da ETA (Estação de Tratamento de Água) foi realizada a partir da visita feita pelas turmas do 5º ano A e 5° ano B naquele local, no dia 15 de junho de 2012.
Lá os alunos puderam observar como a água chega na Estação e as etapas de tratamento, até tornar-se potável.

Apartir da visita feita, foi construído pela turma do 5º ano A livros que ilustram o que foi observado na ETA de Encantado na Linha Pinheirinho.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festejando São Pedro

No dia 27 de junho, as turmas dos primeiros anos A e B realizaram mais um de seus passeios em busca de novos conhecimentos. Desta vez, o passeio foi até a Igreja Matriz de Encantado. O objetivo principal do passeio foi conhecer a história do Padroeiro da nossa cidade, o São Pedro e observar seu monumento que está localizado ao lado da igreja, com uma vista privilegiada da nossa linda cidade. Os alunos receberam como proposta retratar o monumento de São Pedro e com muita criatividade, fizeram ótimas produções!

Após os estudos, os alunos foram à Praça da Bandeira se deliciar com um delicioso lanche coletivo e se divertir com muitas brincadeiras.



Incentivo à leitura

Segundo Caldeira (2003, p. 47) a biblioteca escolar visa “[...] proporcionar aos alunos oportunidades de leitura intensa e autônoma, além de incentivar a busca de informação para responder a questionamentos e solucionar problemas [...].”


O incentivo à leitura na nossa escola inicia com uma biblioteca repleta de livros à disposição dos alunos que semanalmente fazem a retirada dos mesmos.

As turmas dos primeiros anos costumam fazer de diferentes formas o momento da contação das histórias aos colegas. Uma forma divertida e estimulante, aproveitando a beleza do nosso Parque João Batista Marchese, foi contar histórias para os colegas, em duplas e ao ar livre.


As professoras dos primeiros anos propuseram, como tema de casa, a confecção de um livro, com a ajuda dos familiares, podendo utilizar diferentes recursos como caixas, tecidos, papéis e sucatas em geral.

Os livros confeccionados surpreenderam a todos pela criatividade e a forma como incentivaram os alunos na contação das histórias. A euforia tomou conta das turmas dos primeiros anos. O resultado final dos livros foi verdadeiras obras literárias!

Todos adoraram a experiência de criar um livro e as professoras dos primeiros anos, mais uma vez, puderam contar com a ajuda e participação dos pais.





A musicalidade na Suinofest

A Suinofest trouxe para os alunos da Escola Mundo Encantado, além de muita alegria e diversão a oportunidade de participarem da Oficina de Música do Projeto Cultural Circuito para a Cidadania, com os músicos Maurício Horn e Fernando Graciola, que trouxeram a música instrumental e erudita mais próximas de nossas crianças.

Na oportunidade, os alunos dos Quartos e Quintos anos puderam, além de ouvir belas músicas do repertório folclórico Brasileiro, também ouvir um pouco sobre a origem da música gaúcha e a importância de cultivarmos a tradição de nosso Estado.

Os alunos encantaram-se com a facilidade com que as notas musicais saíam dos instrumentos dos nossos palestrantes. Mais momentos como estes seriam necessários, para conseguirmos despertar dons ainda adormecidos em nossas crianças.