This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Geometria no 5° ano...

Os alunos do quinto ano iniciaram seu trabalho de estudo ‘a geometria. Cada aluno trouxe embalagens vazias de casa e, em grupos, compararam e classificaram suas caixinhas.

As atividades continuam trabalhando com os sólidos geométricos e suas planificações.

É isso ai, quinto ano! Aprendendo, produzindo e crescendo!


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Teatro Caravana dos Poupédis...

No dia 20 de outubro foi apresentada a peça teatral “ Caravana dos Poupédis”, na prefeitura Municipal de Encantado.

Diversão e aventura fizeram parte do espetáculo, que abordou a importância da cooperação, do respeito, a individualidade e o consumo consciente.

Os personagens Din, Bludi, Zup, Nina e Pixn animaram as crianças.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deixe a imaginação tomar conta de você

Para lembrar o dia dos animais, que foi no dia 05 de outubro, e já preparando o espírito para a Semana da Criança, os alunos do 4° ano B tiveram um grande desafio: em grupo, criar um teatro, onde nesse teatro os personagens seriam animais conversando sobre crianças.


Peça teatral: conversa animal...
 
-Olá abelhita Isa!

-Olá joanita Duda, que bom encontrar você!
-Vamos buscar nossos amiguinhos?
-Vamos!
Buscando...
-Bá! Vocês demoraram!
-Desculpe.
-Meninas, desculpe chegar sem avisar, mas tenho que falar com vocês!
–Mas o que pode ser de tão importante?
- Ai galita! Voce é tão desinformada, parece que não sabe que está chegando o DIA DAS CRIANÇAS
-Temos que preparar a festa rápido, pois as crianças virão aqui.
-É verdade, vamos convidar algumas crianças, Coelho...
Quando as crianças chegaram, os animais contaram uma linda canção, para homenageá-las, pois as crianças são que aquelas que cuidam e amam os animais!

Livros se transformam em diálogos entre alunos...

O trabalho sobre os livros lidos durante a semana tem sido uma das atividades mais esperadas pelos alunos do quarto ano B.

Depois de realizarem contação das histórias, resumo do livro e desenho e explicação do respectivo desenho, dessa vez eles tiveram que ir além: criar um dialogo com um colega, aonde esse dialogo eles deveriam conversar e comparar as histórias lidas.

A culminância dessa atividade se deu com a apresentação dos diálogos com o auxilio de fantoches. Confira as fotos!

Mural dia das crianças...

CRIANÇA: Palavra cheia de graça.

“Criança feliz é aquela que brinca, sorri, canta, e principalmente é amada e respeitada.”


Projeto Sorriso saudável!

A secretaria de educação em parceria com a secretaria da saúde e meio ambiente estão desenvolvendo nas escolas o projeto “sorriso saudável”.

A equipe formada por dentistas e agentes de saúde realizam palestras, apresentam teatro de fantoches e vídeos educativos, incentivando e orientando sobre higiene bucal. Também é feita a escovação supervisionada e exame clínico, sendo que cada criança recebe um kit odontológico.

 

Dia do professor!

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
( Paulo Freire)




Para homenagear as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado, pela passagem do seu dia os alunos do 4° ano B cantaram uma linda canção: "Ao mestre, com carinho"  de Eliana.

 


Mas elas estavam esperando receber um presente! Mas para ganhar tiveram que procurar.

AS professoras foram desafiadas a procurar o presente, para isso receberam pistas que indicavam onde o “ tesouro” estava escondido.

Confiram alguns momentos:



 
Também recebemos a visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que veio fazer sua homenagem.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA!!!!!!!



A semana da criança foi repleta de

 alegria, brincadeiras e diversão!



-> A caça ao tesouro exigiu atenção e raciocínio rápido.



 E você encontrou o tesouro?

-> E a festa a fantasia?




Alegria, descontração e muita musica foram ingredientes importantes...







-> O teatro “guardiões da árvore sagrada” ( encenada pelo grupo Luz e Cena) nos fez compreender que a vida é um ciclo que não tem fim e que a felicidade futura depende exclusivamente de nossas atitudes no presente.





-> E o que não podia faltar???


AS VIAGENS É CLARO!

 
-> As turmas de pré, 1°,2°e 3° ano conheceram
Porto Alegre e Novo Hamburgo.


Confiram alguns momentos...



* Olha a foto ai gente!!!


* E o teatro TOY STORY? Todos estavam entusiasmados para o inicio da peça!



Que delicia! É hora do almoço!



  * E a tarde, os brinquedos foram a maior diversão!




As turmas de 4° e 5° ano, realizaram uma
 viagem no tempo...

Como assim?


-> Ao assistir ao teatro Epopéia Italiana e participar do passeio de Maria Fumaça, viajamos pelo momento da história da colonização Italiana na região de Bento Gonçalves.


Foi fantástico!





-> Ah! Mas o suco de uva não poderia faltar! Para conhecer o processo de fabricação de vinhos, espumantes e sucos, visitamos as Vinícolas Aurora e Salton.





E no ônibus? Alegria, brincadeiras e muita musica nos acompanharam por toda viagem!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saúde em Dia...

Esse é o tema deste ano do Programa Agrinho. Para trabalhar esse assunto, os alunos do 4º ano B fizeram uma série de aividades, dentre elas:
_ A leitura da história;
_ A resolução dos passatempos
_ A reflexão sobre os temas abordados na história;
_ Responderam a um questionário envolvendo hábitos de higiene, como: se tomam café da manhã todos os dias, se almoçam no horário certo, se comem verduras e frutas...
_ Em duplas, cada dupla confeccionou um gráfico de barras referente a um dos assuntos abordados no questionário deixando também uma dica em relação áquele hábito de higiene.

Confira os resultados...

O mistério do “Caso do Pote Quebrado” foi desvendado!

“Peguei o pote, não nego
Mas agora, aos terceiros anos
Eu entrego
Na verdade, tudo foi um acidente
Será que você entende?
Entrei na casa do marreco sem querer
Acabei levando o pote comigo sem ver.
Agora deixo o pote a vocês
Para que o montem de uma vez!”

Após receberem esse bilhete e os pedaços que faltavam do pote do marreco, os detetives dos 3ºs anos A e B desvendaram o caso.

Tudo não passou de um acidente,

O VENTO quebrou o pote sem ver.




Confeccionando cavalinhos...

Encerrando as festividades sobre a Semana do Gaucho e interagindo aos cuidados da natureza. Os primeiros anos A e B confeccionaram os cavalos com sucatas e após galoparam na floresta do parque.


Encontro de Líderes: Projeto União Faz a Vida...

Após o encontro de liderança escolar, que aconteceu no 1º semstre, os líderes tinham como tarefa subseqüente, trabalhar nas escolas, com os colegas, o tema “MEDOS”.
Então, na penúltima semana de setembro os alunos de 4º e 5º ano realizaram atividade procurando “VENCER O MAIOR INIMIGO QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ”. Para isso assitiu-se a um episódio da “CAVERNA DO DRAGÃO”; fez-se uma dinâmica onde eles deveriam escrever, em cartazes o que sentiam em relação a:
_ tristeza
_ sofrimento
_ medo
_ alegria
_ amor
_ paz

Num terceiro momento os alunos ouviram a história “MEDO DE QUÊ?” de Flávia Côrtes, refletindo, dessa forma, sobre a importância de falarmos e procuramos vencer nossos medos.
No dia 28 de setembro, as lideranças escolares se reuniram nas EMEF Porto Quinze para apresentar seus trabalhos, além de realizar atividades recreativas em grupos, com o intuito de perceber a importância da união na vida das pessoas pois “A união faz a força”.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A escola precisa ter um ambiente acolhedor, amável e feliz. E desta forma o 1° ano A cantou e encenou a musica infantil: ao despertar das flores para os colegas.


Buscando proporcionar em suas atividades a socialização e a percepção auditiva, o 1° ano B através da poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes, criaram, recitaram e apresentaram para os outros grupos da escola.


A árvore dos abraços...

A história "A árvore dos Abraços" de José Jorge Letria, foi explorada pela turma do 4º Ano A com hora do conto, produção textual, atividade "desenhando com palavras", construção da Floresta dos Sentimentos onde cada árvore construída representou um sentimento e para finalizar realizamos Simetria com dobradura e recorte da Árvore dos Abraços.


Visitando o Memorial da Cosuel...

Os 4° anos A e B realizaram visita de estudos ao Memorial Cosuel. Um espaço de história de nosso município, através de relatos e imagens. Com este estudo, buscamos tornar concreto os assuntos trabalhados em aula sobre o município de Encantado, principalmente nos aspectos necessários para o funcionamento e organização de uma indústria.

A lenda da Erva Mate...

“Amargo doce que sorvo num beijo em lábios de prata. Tens o perfume da mata molhada pelo sereno. E a cuia, seio moreno que passa de mão em mão, traduz o meu chimarrão, em sua simplicidade, a velha hospitalidade da gente do meu rincão.”

Glaucus Saraiva


O 4° Ano A explorou a história “Lenda da Erva-Mate”, planta símbolo do Rio Grande do Sul, através de teatro, que foi apresentado na Semana Farroupilha. A lenda de origem indígena conta a história de uma tribo de índios guaranis que tiveram que deixar a terra onde estavam para procurar terras mais férteis para plantar. O cacique, que já possuía certa idade não conseguiu acompanhar a tribo. Yari filha do Cacique deixou seu amor partir com a tribo para ficar cuidando do pai, num gesto de amor e gratidão. Tupã Deus indígena recompensou Yari pela sua atitude e enviou um presente através de um mensageiro, era o Caá uma planta de folhas verdes e cheirosas. O mensageiro ensinou ao Cacique e Yari como preparar a infusão. O Cacique bebeu e ganhou força e vigor para seguir a longa viagem ao encontro da tribo. Quando chegaram foram recebidos com grande alegria e Yari reencontra seu grande amor. O costume de beber o Caá foi adotado por toda a tribo.



 

Árvore...

 Considerando que as árvores são importantes ao Meio Ambiente e que há necessidade urgente em conservá-las, levamos nossos alunos ao bosque, onde após comentários, explicações e observações, incentivamos e ao mesmo tempo desafiamos nossos alunos para um olhar diferente diante das árvores.
Assim, cada aluno fez seu desenho, de acordo com a árvore que escolheu e após criou um texto.
Feito isto, montou-se um painel com todos os trabalhos feitos.
O trabalho foi válido, pois conseguimos através de comentários, observações e explicações despertar nos alunos a consciência que precisamos cuidar das árvores e que precisamos delas para nossa sobrevivência.
As crianças revelaram-se muito preocupadas, desenharam e escreveram até sobre os pequenos detalhes particulares da árvore escolhida.


Enriquecendo a cultura gaúcha...

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento sobre a cultura gaúcha, os alunos da turma de pré-escola assistiram no data show a historia: Marieta em coração de namorado, de Léia Cassol.

Os alunos representaram através de desenhos o que conheceram sobre a cultura (costumes, vestimentas, alimentação, etc.) e músicas tradicionalistas.

Árvore da amizade!

No dia 21 de setembro observamos as árvores que rodeiam nossa escola e conversamos sobre a importância das mesmas para a vida de todos no planeta. Depois comentamos sobre cada parte e sua função.

Cada criança representou uma das árvores em forma de desenho.

No dia seguinte os alunos conheceram a história “A Árvore do Planeta do era uma vez” de Sandra Zeni Carli, em que a árvore é vista como amiga de todos. Surgiu então a ideia de pintar com tinta e pincel a árvore da amizade, que foi decorada com corações contendo desenhos das crianças.

DESAFIO DA QUINZENA 5:

Você aceita um desafio?


Música: Meus melhores amigos...

Os alunos Gabriel Betinatto, Ricardo Deconto, Gustavo Mendez e Marcelo Mendez do 3º ano surpreenderam os colegas, professoras e direção da Escola com a criação de uma belíssima música. Confira no vídeo.



Meus Melhores amigos


Meus melhores amigos
São meus melhores amigos
Todo mundo diz:
Que as pessoas são felizes!

Se você for até lá
Você vai encontrar
Meus melhores amigos
Meus melhores amigos!


Se você me enxergar
Você diga:
Vamos brincar e se alegrar!


Tira o pé do chão!

(Autores: Gabriel Betinatto, Ricardo Deconto, Gustavo Mendez e Marcelo Mendez)