This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Construção de Vulcão no quinto ano...

Após trabalharem as camadas do Planeta Terra, os alunos do quinto ano conheceram um pouco mais sobre como acontece à erupção de um vulcão de verdade. O vulcão foi confeccionado com argila, bicarbonato de sódio e vinagre fizeram a lava que correu e encantou a turma.

Todos se envolveram, participaram e aprenderam.



Biblioteca do aluno tem acervo ampliado!

Incentivar a leitura é importante, mas trazer novidades de novos livros é de grande valia para continuar tendo o gosto de ler.

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."
( Henry David Thoreau )

Sabemos que ler desenvolve a inteligência, enriquece o vocabulário, nos acalma, nos permite imaginar. E pensando no propósito do incentivo a leitura o C.P.M., direção e professoras contribuíram com nomes de livros e coleções que foram adquiridos para fazerem parte do acervo da biblioteca da escola.

Temos a certeza que quando trabalhamos em parceria ESCOLA+FAMÍLIA os objetivos traçados são concretizados.



Alegria e aprendizagem na Gincana Farroupilha...

A Gincana Farroupilha que envolveu alunos do quinto e quartos anos da Escola foi um sucesso.

Os estudantes participaram da Gincana divididos em quatro equipes, que ficaram assim nomeadas: Gaúchos do Horizonte, Guardiões do Rio Grande, Grupo Farroupilha e Herdeiros do Rio Grande.

Entre as tarefas, as equipes tiveram que soletrar palavras referentes ao vocabulário gaúcho, pintar a bandeira rio-grandense, comparecer à mateada vestindo a indumentária do peão e da prenda, etc.

A equipe e direção da escola parabeniza os grupos pelo empenho, participação e organização apresentados. Parabeniza em especial a equipe “Guardiões do Rio Grande”, que foi a vencedora da Gincana.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cultivando nossas Tradições...

Embalados pela frase da canção destacada no mural, desenvolvemos e nos envolvemos na caminhada da aprendizagem, pois aprender por aprender não tem sentido, mas quando agregamos valores encontramos significado.

 
Durante a Semana Farroupilha fomos agraciados pelo grupo de Dança OIGALÊ, da EEEF Menino Trabalhador que na ocasião fizeram a entrega dos cupons do Programa Solidariedade, o qual os alunos doaram as notas fiscais.

As turmas dos quartos e quintos anos da Escola participam, desde o dia 12 de setembro, da Gincana Farroupilha 2011.

Os alunos foram divididos em 4 equipes que, em cada tarefa, mostram a cooperação e o pensamento de grupo, além de aprender um pouco mais sobre a cultura gaúcha.

Todos gostam de história e de música, por isso a Educação Infantil e os Primeiros Anos deram ênfase ao livro de Léia Cassol “Marieta em coração de Namorado” momento que se envolveram pela história e música.

Como nossa escola localiza-se no Parque e aqui está o Monumento do Gaúcho, as turmas foram também visitar este ponto turístico, pois nossos antepassados fazem parte de nossa história.  


PRÉ 2

Durante a Semana Farroupilha, algumas atividades relacionadas à cultura gaúcha foram realizadas. Uma delas foi à leitura da história. “A lenda do quero-quero,” que foi contada e questionada. Em seguida, cada um expressou através da tinta e do pincel, a parte da história que mais chamou a atenção.




Quem cultiva as tradições gaúchas, sabe que um bom chimarrão não pode faltar. Motivados pelas festividades da Semana Farroupilha os alunos trouxeram para a escola o chimarrão e assim realizamos a mateada, acompanhada de música, dança e muita alegria.







                E para encerrar as atividades relacionadas à Semana Farroupilha, os alunos foram visitar o CTG Giuseppe Garibaldi, onde foram recebidos por prendas e peões que através da música, dança, poesia e diálogo enriqueceram o trabalho já desenvolvido na escola sobre a nossa cultura e tradições.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desfile de 07 de Setembro

            Com o tema “Nossas Raízes”, as Escolas juntamente com as entidades tradicionalistas, contaram a história do Gaúcho durante o desfile de Sete de Setembro.


            Os alunos da Escola Mundo Encantado em parceria com os alunos da Escola Porto Quinze, enfatizaram os TROPEIROS e sua importância na construção da história do Rio Grande do Sul.




Brasil: liberdade se faz com liberdade, valores e tradição.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Inauguração da construção de uma sala de aula...

Que momento especial! Muitos dias se passaram até a conclusão desta obra. Vamos pensar... Que palavras se encaixam neste momento?



SONHO


Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade.



DESAFIO


Após o sonho a busca da realização. Como fazer? Qual caminho?

 ACREDITAR


O primeiro passo ... ACREDITAR que é possível, tendo a certeza de que quando nos unimos nos fortalecemos.

 PARCERIA


Este encaixe foi perfeito! ESCOLA+FAMÍLIA+PREFEITURA MUNICIPAL (através da Secretaria de Educação): unidos pelo mesmo desafio, construir uma sala para acolher melhor os alunos, trazendo benefícios a todos, a fim de oferecer uma educação de qualidade.



DEDICAÇÃO


Os imprevistos aconteceram: chuva, enchente, desabrigados, colegas adoentados... Mas a equipe de trabalho sempre incansável, se fortaleceram pela luz do sol, e aos poucos foi mudando o cenário da obra. Os trabalhadores guiados pelo Roque, ou melhor, “são Roque”, sempre dedicados pensaram em cada detalhe: luminosidade, conforto e acessibilidade.

 ANSIEDADE


Certamente esta peça não iria faltar. E a pergunta surgiu: quando a obra vai ficar pronta? Os alunos , professores, enfim todos estavam ansiosos, afinal o cheirinho de tinta já estava no ar.

 REALIDADE


Alunos, professoras, funcionárias, pais, Secretária Rose, Sr. Prefeito; a obra está pronta! Sim o sonho agora é realidade.

 ALEGRIA


Estamos cheios de alegria, pois sabemos que este momento ficará marcado na história da escola e de todos que aqui estão. Temos a certeza que a construção desta sala beneficiará todos os alunos, pois só assim teremos um laboratório de informática e biblioteca com espaço ampliado.

 AGRADECIMENTO


O que dizer? Agora faltam palavras, sobram sentimentos de agradecimento. Obrigado, muito obrigado a todos que se envolveram e se empenharam para a concretização do nosso sonho.


E agora juntando as peças deste quebra-cabeça, o que vamos formar?



FAMÍLIA!






 
Todas estas palavras se encaixam neste momento, pois formamos uma família:

A FAMÍLIA MUNDO ENCANTADO...

Hoje nossa Escola esta em festa. Estamos aqui reunidos em meio a muita alegria e emoção, pela concretização de um desejo de todos. Esta sala, neste ano irá atender os alunos de 5º ano, no turno da manhã, e 3º ano no turno da tarde, possibilitando abertura de novas vagas, pelo amplo espaço.




 Os computadores, que hoje dividem espaço junto a biblioteca, serão instalados em uma espaço que se tornará o laboratório de informática, permitindo que as turmas sejam mais bem atendidas.


 Assim a biblioteca contará com um espaço mais amplo, permitindo que o data-show fique ali instalado para uso de todas as turmas.




Hoje é dia de PROERD!

No dia 31 de agosto, quarta-feira, os alunos do 5º ano participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência – PROERD. Na oportunidade o aluno Cleiton Morais de Silva foi parabenizado e ganhou um presente pela excelente redação.

Momento do juramento.


Cleiton Morais da Silva recebendo seu presente:


Turma do 5º ano com seus diplomas:


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Encantado também é BRASIL!

No dia 06 de setembro, momento em que a Escola participou da Hora Cívica, no Centro Administrativo Municipal, as turmas de 4os anos e 5º ano enfatizaram a importância de conhecermos a história do nosso município destacando momentos significativos.

Os alunos deixaram seu recado: Você faz parte desta história. Juntos, vamos respeitar e valorizar este que é nosso chão!


 

SEMANA DA PÁTRIA SE APROXIMA...

Onde nos sentimos bem, é aí a nossa pátria."
Aristófanes

 
Diante desta frase, ressaltamos que entre muitas metas com os educandos temos o compromisso de desenvolver atividades sempre com o intuito de abranger a plena formação da criança, estimulando as múltiplas inteligências sem deixar de propor a afetividade.

Então seguem abaixo alguns momentos que as turmas desenvolveram atividades referentes ao tema.

O Pré 2 com a poesia “Brasil para todo o mundo” deu vida para o painel da escola, que além de recortar, pintar, perceberam a importância de viver com o outro em paz, com amor, respeito, união.



PÁTRIA é ter a liberdade de expressar-se como na contação das histórias realizada pelo pré 2.



PÁTRIA é poder criar, contemplar e valorizar as nossas belezas naturais assim os alunos dos 4º A e B, através da releitura da obra “Os Girassóis de Van Gogh”.


PÁTRIA  é deixar vir a tona o inventar através de um tema proposto,  pois acreditamos que precisamos dar  asas as ideias dos educandos e foi assim que  os 3º A e B desenvolveram o tema:  “Pinte um Brasil melhor.”

            PÁTRIA somos todos nós neste imenso Brasil. Na semana da Pátria as turmas de terceiros anos desenvolveram um pouco mais a sua consciência de cidadão brasileiro, momento que foi trabalhado o Sistema Monetário Brasileiro a partir da história “Como se fosse dinheiro”, da Ruth Rocha.