This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desafio da Quinzena...Você aceita um desafio?

A busca de estratégias para a resolução de situações-problema é uma preocupação constante em nossa Escola. Tendo em vista o incentivo ao desenvolvimento lógico-matemático, a Escola está proporcionando aos alunos o Desafio da Quinzena, uma situação-problema que é disponibilizada no mural para os alunos que se sentirem desafiados a resolvê-la, em casa com o auxílio da família. O desafio é renovado quinzenalmente, quando a resposta do anterior é divulgada a todos os alunos participantes.




Programa A União Faz a Vida... Projeto Líderes de Turma

Na sexta-feira, dia 10 de junho, o Programa A União Faz a Vida, dentro do Projeto Líderes de Turma, reuniu alunos representantes das turmas de Quartos e Quintos Anos das Escolas Municipais, para trabalharem com a Professora Alessandra Brod. A nossa Escola foi representada pelos alunos Letícia Gheno Zeni e Saolo Valandro, do Quarto Ano A, Júlia Stefani e Luísa Mazzarino, do Quarto Ano B e Cleiton Morais da Silva e Érica Bagatini, do Quinto Ano. Os alunos foram acompanhados pela professora Lisiane Delazeri, coordenadora do programa nesta Escola. A professora Lisiane relatou que “Foi uma manhã produtiva, onde senti empolgação e comprometimento por parte de todas as crianças envolvidas”.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Relevo do Rio Grande do Sul

O Quinto Ano estuda no decorrer do ano letivo a Geografia e a História do nosso estado, o Rio Grande do Sul. Muitos dos seus assuntos são muito abstratos e difíceis de relacionar com o nosso cotidiano. Por isso procura-se realizar atividades que façam com que a abstração ocorra de forma mais fácil. A maquete do Relevo gaúcho, trabalhada com massinha de modelar caseira, foi uma das atividades proporcionadas para acrescentar à aprendizagem do Quinto Ano.



Estatística no Quinto Ano

A Estatística é um dos eixos da Matemática muito exigido hoje em dia, e por isso trabalhado constantemente no currículo de nossa Escola. No Quinto Ano o trabalho já ocorre de forma mais exigente, com gráficos de colunas múltiplas. Nesta atividade os alunos organizaram graficamente os alunos de nossa Escola, distribuídos por anos e por sexo. Cada avanço na interpretação gráfica é uma conquista que se leva para os próximos anos.





Introduzindo cartografia no Quinto Ano

O trabalho com mapas é fundamental no Quinto Ano, para melhorar a aprendizagem tanto na História, quanto na Geografia do Rio Grande do Sul. Esta introdução ocorreu, no Quinto Ano, através da construção do mapa da sala de aula, utilizando escala. Novamente a interdisciplinaridade sendo trabalhada, aliando a Geografia à construção matemática.



DARIKO: O Mascote da Tabacaria Encantado

A Tabacaria Encantado, neste ano de 2011, para comemorar seu Cinquentenário, entre as diversas atividades festivas, comemorou data tão especial, apresentando o seu Mascote, o DARIKO, que foi batizado através de concurso. Foram quinze escolas do município, que participaram com 797 alunos dando sugestões de nomes.

Dentre os 797 alunos participantes, foram selecionadas cinco crianças, sendo quatro de nossa Escola: Lucas Bagatini (Primeiro Ano A), Arthur Capitanio Vian (Primeiro Ano B), Joana Bertamon Belotti (Terceiro Ano A) e Letícia Gheno Zeni (Quarto Ano A). O quinto aluno selecionado foi da E. M. E. F. Porto Quinze. As cinco sugestões selecionadas serviram de inspiração para a criação do nome do Mascote.

A Escola parabeniza a todos os alunos que participaram do concurso, e em especial aos que se tornaram Padrinhos do Mascote DARIKO.


Mural: A Suinofest se encaixa em Encantado!...

As turmas dos Segundos Anos A e B elaboraram o mural homenageando a Suinofest, que tem em sua gastronomia um encaixe perfeito com a colonização italiana.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesquisa de preços

As turmas dos quartos anos receberam uma tabela com produtos para serem pesquisados no mercado do bairro da escola. As turmas se dirigiram até o mercado IMEC, onde cada aluno realizou sua pesquisa registrando a marca e valor dos produtos. Na sala de aula exploramos os resultados com comparação de preços, desafios matemáticos e tabelas. Aprendemos também a necessidade de realizarmos a pesquisa de valores antes de adquirir um produto, objetivando a economia.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mistério na Escola Mundo Encantado...

O incentivo do gosto pela leitura sempre foi uma preocupação constante das professoras dos Terceiros Anos da Escola Mundo Encantado.

Pensando nisso é que foi desenvolvido o trabalho com o livro “O Caso do Pote Quebrado”, da autoria de Milton Célio de Oliveira Filho e Mariana Massarini. Após ouvirem a história, se encantar com o mistério do pote quebrado do personagem Marreco, os alunos dos Terceiros Anos foram e ainda estão sendo detetives atuantes para desvendar o caso.


 
Pedaços do pote foram encontrados na escola.



E o mistério continua... Quem teria quebrado o pote do Marreco?... Quem está colocando os pedaços do pote na escola?

Nossos detetives vão continuar investigando. No momento, todos são suspeitos...





Mais uma pista para desvendarmos o mistério: a turma do Primeiro Ano A, juntamente com a professora Kika encontraram novas pistas sobre “O Caso do Pote Quebrado”.


Será uma nova pista? Ou alguém que está querendo desviar as investigações? O mistério continua em nossa Escola!...

Por uma alimentação saudável...

Com o objetivo de incentivar o lanche saudável, mais uma vez tivemos a mobilização de uma de nossas turmas. Dessa vez a turminha do Pré 1, organizada pelas professoras Irene e Daniela “botaram a mão na massa” e ajudaram na mistura dos ingredientes para a preparação de um Bolo de Bergamota. As crianças adoraram participar da preparação, mas o melhor mesmo, foi o momento da degustação. Que delícia!


Ingredientes:

2 ovos
3 bergamotas
4 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 xícara de maisena
2 colheres de sobremesa de fermento

Modo de fazer:

Bater no liquidificador os ovos, as bergamotas, o açúcar e o óleo.
Por último, misturar a farinha, o fermento e a maisena, com a massa no liquidificador.
Untar a forma e levar para assar em temperatura media.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meio Ambiente – Ações Constantes...Reciclagem de Papel

Na sexta-feira, dia 03 de junho, os alunos da turma do Quinto Ano foram convidados a assistirem a palestra “Responsabilidade Ambiental”, realizada pela Bióloga Tanise Casagrande, no Auditório Brasil, no Centro Administrativo Municipal de Encantado. O tema abordado foi o lixo e sua produção indiscriminada, que procurou provocar reflexões, através das muitas informações transmitidas. Ao retornar para a escola, diante destas informações tão importantes, os alunos propuseram ampliá-las com novas pesquisas e apresentá-las aos alunos dos Quartos Anos A e B.




Dando continuidade, o grupo de alunos do Quinto Ano, que vem separando em sala de aula os restos de papel usados, dos demais resíduos da sala de aula, organizaram uma oficina de reciclagem de papel artesanal, para os demais alunos, mostrando todas as etapas deste processo.

 


Primeira Etapa: separação do papel.


Segunda etapa: rasgar o papel para em seguida coloca-lo de molho.


Terceira Etapa: colocação do papel de molho, para que suas fibras amoleçam.


Quarta Etapa: o papel foi batido no liquidificador para transformar-se em polpa.



Quinta Etapa: nesta etapa colorimos o papel com retalhos de papel crepom que também vinham sendo guardados no decorrer do ano.


Sexta Etapa: com o auxílio de uma peneira retangular, ocorre a fabricação de uma nova folha. A peneira é mergulhada na polpa e em seguida retirada. Com o auxílio de uma esponja, é retirado o excesso de água, após depositá-la em papel absorvente. Neste processo foi utilizado o jornal, também como forma de reaproveitá-lo.



Sétima Etapa: as folhas fabricadas devem ficar em ambiente ventilado para secar, uma vez que se colocadas ao sol, ondulam, não possibilitando uma boa qualidade desta.
Foi uma manhã empolgante. A ansiedade é grande para vermos nosso papel seco e pronto para ser usado em trabalhos manuais em sala de aula. Todos os alunos já comentam em levar sua folha para casa para mostrá-la aos pais e ensinar o processo, que além de ser belíssimo, contribui com o Meio Ambiente.











Meio Ambiente – Ações Constantes...Abraço simbólico ao Parque João Batista Marchese

Na tarde do dia 02 de junho, os alunos do turno da tarde de nossa Escola, organizaram uma singela Hora Artística em homenagem ao meio Ambiente. Todas as turmas organizaram a mensagem que gostariam de deixar nesta semana tão especial.

Os alunos do Pré 1, contaram através de fantoches a história “Receita Mágica – Reflorestamento”, uma livre adaptação da obra de autoria de Cacife Tavares. Os pequenos mostraram ter compreendido a grande diferença que uma árvore a mais, traz para a natureza.


 
 
Os Primeiros Anos A e B, dramatizaram “A estrela diferente”, de autoria desconhecida, deixando-nos a mensagem da importância da Esperança, quando falamos em Meio Ambiente e da conscientização de um povo.


Os Segundos e Terceiros Anos, através da interpretação da música “Herdeiros do Futuro”, escrita por Toquinho, deixaram claro que reconhecem a necessidade da mudança ocorrer entre nossas crianças, que parecem ser mais conscientes que muito adulto...



Em seguida, ainda cantando a música, os alunos foram dos Terceiros Anos conduziram os demais para um abraço simbólico ao Parque João Batista Marchese, ambiente que está tão presente em suas infâncias e que merece tanto carinho.








quinta-feira, 9 de junho de 2011

Meio Ambiente – Ações constantes... E o lixo para onde vai?

Após refletir sobre a produção indiscriminada do lixo e o destino que deve ser dado a ele, o grupo de alunos do Primeiro Ano A, coordenados pela professora Cláudia ( Kika), fez o recolhimento do lixo no Parque João Batista Marchese. O resultado desse recolhimento surpreendeu o grupo, pois puderam ser enchidos cinco sacos de lixo. E a pergunta que não sai da cabecinha de nossas crianças: “E por que o lixo não vai para as lixeiras?”. Conscientização diária, em ações constantes.



Meio Ambiente – Ações constantes...Caminhada pelo Bairro Lambari!

     Após fazer o estudo das histórias: “Tudo começa em casa”, “Todo mundo é igual”, “Quer brincar comigo?” e “Que lixo é esse?”, da série “Muda Mundo”, os alunos o Quarto Ano B fizeram uma caminhada de estudos pelo bairro Lambari, observando seu estado de conservação.
     Fizeram também uma observação detalhada do Arroio Lambari, e constataram que ele está poluído, mas que a quantidade maior de lixo não se encontra no leito do arroio e sim às suas margens.
     Finalizando a caminhada, já no Parque João Batista Marchese, foi comentado que, apesar de haver muitas lixeiras, a população ainda tem o costume de jogar o lixo no chão e não no local adequado.



Contação de História: Que bicho será que a cobra comeu?

A turma do Pré 1, adora quando a professora Daniela os surpreende com uma nova história. Desta vez foi uma contação realizada com a técnica das ilustrações no avental. Os alunos tiveram que descobrir “Que bicho será que a cobra comeu?”, da autoria de Angelo Machado. Você está curioso para descobrir quem foi? Pergunte aos nossos pequenos, que eles lhes darão uma pista...


Contação de História: O Patinho

A turma do Pré 1, ao iniciar o trabalho com o Meio Ambiente, ouviu a contação da História “ O Patinho”, da autoria da professora Daniela Sandri Bizarro.  A professora estagiária Daniela, ao contar a história de sua autoria, montou os cenários ilustrando cada uma das páginas. Ninguém desgrudava seu olhinho do livro, para ver o que viria em seguida.